Cerca de duas semanas após a abertura das inscrições, já se encontram preenchidas quase 90% das cerca de 3000 vagas disponibilizadas para o programa geral da Universidade Júnior 2022, a iniciativa que, no próximo mês de julho, vai voltar a abrir as portas das salas de aula e laboratórios da Universidade do Porto aos alunos do ensino básico e secundário.

De regresso ao formato presencial, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário conta este ano com dezenas de atividades a decorrer durante duas semanas (18 a 22 de julho e 25 a 29 de julho) nas diferentes faculdades e unidades de investigação da U.Porto, e envolvendo centenas de professores, investigadores e estudantes.

Dos diversos programas oferecidos destaca-se a existência de algumas vagas no Experimenta no Verão, o programa onde os mais jovens participantes da Universidade Júnior ( alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade) podem experimentar atividades em várias áreas científicas, através de pequenos “cursos” diários disponibilizados em cinco programas distintos.

A oferta de atividades inclui ainda as Oficinas de Verão e as Oficinas Temáticas, destinadas a alunos do 7.º e 8.º anos de escolaridade. Já os alunos que frequentam o 9.º, 10.º ou 11.º anos de escolaridade são desafiados, através do Verão em Projeto, a participar num verdadeiro projeto científico na área de estudo que mais interesse lhes desperta, com projetos em quase todas as áreas do conhecimento.

Neste momento, há ainda vagas por preencher em projetos a desenvolver no campus da U.Porto, mas também em instituições parceiras como a Liga Portuguesa Contra o Cancro ou a Escola Superior de Enfermagem do Porto. Já os interessados nas áreas da comunicação e na defesa do meio-ambiente podem optar por ser “Pivots do Clima” durante uma semana dedicada ao Jornalismo Ambiental.

A Universidade Júnior 2022 é também o espaço ideal para aprender novas línguas e culturas de todo o mundo durante duas semanas. Para isso, basta reservar lugar na Escola de Línguas, destinada a todos os alunos do 5.º ao 11.º ano.

A decorrer na Faculdade de Letras (FLUP), este programa dá aos participantes a oportunidade de aprenderem ou aperfeiçoarem o Espanhol, Francês e Inglês, mas também outras línguas como o Japonês (9.º ao 11.º ano) ou as Línguas clássicas (Latim e Grego).

Escolas para futuros cientistas

Para além do programa geral, a UJr 2022 contempla ainda um conjunto de escolas temáticas de introdução à investigação dirigidas aos alunos mais velhos (10.º ao 12.º ano), a decorrer entre julho e setembro, e acessíveis apenas por candidatura.

A participação nas escolas de Engenharia, Física, Matemática e Ciências da Vida e da Saúde está dependente dos bons resultados escolares do aluno, embora os critérios de seleção variem de programa para programa.

inscrição nos diferentes programas da Universidade Júnior 2022 (ver calendário completo) tem um custo de 100 euros por semana (com a exceção das Escolas de Introdução à Investigação onde o valor pode variar) e inclui o seguro escolar, os materiais das atividades e o almoço.