Milhares de  jovens entre os 10 e os 17 anos de idade vão passar as suas férias de verão nas salas de aula e laboratórios da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A duas semanas do arranque de mais uma edição da “Universidade Júnior”, é praticamente certo que esta será a edição mais concorrida de todos os 13 anos de existência do programa pioneiro da Universidade do Porto que permite aos estudantes do ensino básico e secundário testar as suas vocações e experimentar o Ensino Superior durante as férias de verão.

Numa altura em que ainda se aceitam inscrições para completar turmas com vagas remanescentes, ascendem já a mais de 6600 as vagas ocupadas pelos jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos – que vão este ano participar nas 176 atividades e projetos de investigação organizados por cerca de 200 professores, investigadores e estudantes das faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto. A liderá-los estarão mais de 400 monitores, a maioria dos quais estudantes e recém-licenciados da U.Porto.

Além do programa geral, que vai decorrer de 3 a 28 de julho, a U.Jr propõe também cinco programas especialmente orientados para estudantes do ensino secundário com bons resultados escolares, cuja participação depende da apresentação de uma candidatura. As “Escolas de Introdução à Investigação” incluem programas nas áreas da Química e BioquímicaEngenharia, Física, Matemática e  Ciências da Vida e da Saúde (as candidaturas para as duas últimas estão ainda a decorrer até 30 de junho e 3 de julho, respetivamente), nos quais os estudantes são integrados em cenários reais de investigação , podendo desta forma contactar com técnicas e abordagens que de outro modo nunca teriam na escola.

ujunior2016_02

A “Universidade Júnior” oferece atividades para todos os gostos, das ciências ao desporto, passando pelas artes ou as humanidades.

Entre as novidades deste ano, o grande destaque vai para a primeira edição da Escola do Mar (16 a 20 de julho), um programa de educação para o Mar que propõe aos participantes uma experiência única a bordo do Navio de Treino de Mar Creoula. Aí, terão a possibilidade de contactar com o mar, experienciar a vida a bordo, desenvolver conhecimentos técnicos, científicos e culturais relacionados com o mar.

Resultado do esforço conjunto de todas as faculdades e vários centros de investigação da U.Porto, a “Universidade Júnior” vai estender-se ainda a várias instituições parceiras – entre as quais o Museu do FC Porto, o Museu dos Transportes e Comunicações, o Parque Biológico de Gaia, ou o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde –, que desta forma alargam a iniciativa a toda a região.

ujunior2015_01

O programa está estruturado em torno de três níveis de complexidade das atividades, de acordo com a faixa etária de cada participante.

Na verdade, a “Universidade Júnior” encontra-se já aberta a todo o país, facto comprovado pela circunstância de mais 1300 dos participantes terem optado por usufruir do programa de alojamento preparado pela Universidade do Porto no quartel do Regimento de Transmissões para os jovens que, pela distância da sua habitação, não podem fazer as deslocações diárias até ao Porto.

Mas a “Universidade Júnior” estende-se cada vez mais além-fronteiras, como é comprovado pelos “juniores” de várias nacionalidades (Bélgica, Brasil, Espanha, EUA, Macau, Perú, Polónia, Suíça, entre outras)  que vão marcar presença nas atividades deste ano. A estes juntam-se ainda os cinco jovens galegos que vão participar nesta edição ao abrigo do programa de intercâmbio estabelecido no ano passado entre a U.Porto e a  Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Uma parceria que, em sentido contrário, permitirá a ida de cinco jovens portugueses a Espanha, onde irão participar no Campus de Verán Xuvenciencia.

Este é o 13.º ano consecutivo em que a Universidade do Porto abre as suas salas de aula e laboratórios aos jovens estudantes do 5.º ao 11.º ano de escolaridade, permitindo que durante as férias de verão conheçam por dentro a realidade do ensino superior.

Desde 2005, mais de 55.000 jovens de todo o país e vários continentes passaram já pela “Universidade Júnior”, participando em centenas de atividades e projetos de investigação em áreas tão diversas como as ciências, as tecnologias, as humanidades, as artes ou o desporto.

Mais informações e candidaturas em https://universidadejunior.up.pt/.