Milhares de estudantes juntaram-se em frente à Reitoria da U.Porto para celebrar a entrada na Universidade. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Praça Gomes Teixeira foi pequena para os milhares de estudantes da Universidade do Porto que se juntaram, esta quarta-feira, para celebrar a entrada na U.Porto. “SOMOS U.PORTO” foi o mote da sessão de receção dos 8 mil novos estudantes nacionais e internacionais de licenciatura, mestrado e doutoramento que acabam de ingressar na mais procurada das universidades portuguesas.

Acompanhados por amigos ou familiares, os novos estudantes começaram a chegar mesmo antes da hora marcada. À chegada, dirigiram-se ao corredor lateral da Reitoria da U.Porto, para recolher o “tão esperado” kit de boas-vindas. A festa começou ao som de Scotch DJ, ao mesmo tempo de arrancou a atividade “Meet me UP”. Neste espaço, os estudantes foram desafiados a conhecer melhor os futuros colegas, numa espécie de speed dating onde tinham de recolher informações que não estivessem relacionadas com o percurso académico.

Ainda ao início da tarde, a Praça Gomes Teixeira foi “invadida” pelo rock Fita-Cola do Projeto EZ, que se fez notar pela animação e interação com os milhares de estudantes – e outros curiosos – espalhados pela praça. O momento musical continuou com a atuação da Tuna Académica da Faculdade de Direito (TAFDUP), ao som das vozes e instrumentos dos estudantes universitários.

O Projeto EZ surpreendeu as milhares de pessoas que estavam na Praça Gomes Teixeira (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

“Somos todos U.Porto”

Foi assim que António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto, fechou aquele que foi o discurso oficial de boas-vindas aos novos estudantes. Além de destacar o esforço e mérito ao conseguirem entrar na U.Porto, o Reitor salientou algumas das oportunidades que a Universidade coloca ao dispor da comunidade académica. E lembrou, numa altura em que começa o ano letivo, que “as praxes humilhantes nada têm que ver com o espírito académico”.

A sessão de boas-vindas, que contou com membros dos diversos órgãos da universidade e da cidade, incluindo a equipa reitoral e representantes das faculdades, seguiu com o discurso, pela voz dos estudantes, de João Pedro Videira, Presidente da Federação Académica do Porto (FAP), que destacou a passagem pela Universidade como um conjunto de experiências, que podem ir desde o desporto, ao voluntariado ou associativismo. O Presidente da FAP apelou novamente que fossem disponibilizados os apoios necessários para apoiar os estudantes deslocados de casa, que se “deparam com a dificuldade em encontrar quartos a preços acessíveis para uma família portuguesa”.

As boas-vindas à cidade do Porto foram dadas por Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto para a Juventude e Desporto, que aproveitou a oportunidade para reconhecer o mérito dos novos estudantes que acabam de entrar na U.Porto.

As últimas palavras couberam a Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que destacou o contributo de todos para “construir um espaço de afirmação individual e coletiva de tolerância e de respeito pelos próximos”. E realça que “este ano letivo marca uma nova meta: mais de metade dos jovens residentes em Portugal com 20 anos, estuda no ensino superior”. Manuel Heitor destacou a U.Porto não só como um dos principais contribuidores para o aumento do número de estudantes internacionais, mas também como um espaço exemplo pelo respeito pela multiculturalidade, religiões e origens.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior aproveitou também para destacar a Universidade do Porto como uma marca de Portugal, no contexto nacional e internacional. E deixou o conselho aos novos estudantes: “Divirtam-se e estudem”.

SOMOS U.PORTO! 😍

Publicado por Universidade do Porto em Quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Festa em família

Terminados os discursos, os novos estudantes foram convidados a tirar uma fotografia da “família U.Porto”, que nos próximos anos vai partilhar os corredores das 14 faculdades da U.Porto. Este é o momento que simboliza o arranque oficial de um percurso na Universidade.

Além de toda a animação, os estudantes tiveram oportunidade de levantar o Kit de Estudante junto das bancas das respetivas faculdades. Aí, e para além de receberem informação detalhada sobre a U.Porto e os seus serviços, os novos estudantes receberam uma pulseira que lhes dá entrada gratuita, entre 12 e 15 de setembro, em 20 espaços e museus da Invicta.

Com o apoio de algumas instituições da cidade, a U.Porto preparou um roteiro que inclui, entre outros locais, a Igreja e à Torre dos Clérigos, a Casa da Música,  a Sé Catedral, o Museu e Jardins de Serralves, o Museu Nacional de Imprensa, o Estádio do Dragão, entre muitos outros.

A animação não faltou ao longo da tarde desta quarta-feira. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Recorde-se que a Universidade do Porto é a universidade portuguesa com a mais alta nota média do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, conseguindo uma média de 161,2 valores para a classificação média ponderada do último colocado. Três dos 5 cursos superiores com as mais altas notas de entrada deste ano são da Universidade do Porto: Bioengenharia (186,5 valores), Engenharia e Gestão Industrial (186,5) e Medicina (185,0).