Iniciativa surge para colmatar a ausência de competências digitais na população sénior, face a uma sociedade cada vez mais tecnológica e envelhecida. (Foto: DR)

Chama-se ICTskills4All –  Empowering old adults Citizens for a Digital world , é um projeto internacional liderado pela Universidade do Porto e “nasceu” oficialmente esta sexta-feira com uma missãomelhorar a confiança, a segurança online e as competências digitais da população idosa.

Facto: Vivemos numa sociedade cada vez mais envelhecida. Facto: As tecnologias têm um papel cada vez mais importante no modo como vivemos e nos relacionamos. Facto: Estima-se que cerca de 35% da  população idosa, tanto em Portugal como no resto da Europa, não tenha qualquer competência digital. Facto: “Esta limitação aumenta o sentimento de solidão e isolamento deste segmento da população, assim como a dificuldade no acesso a informação e serviços,  incluindo os serviços de saúde, a perda de autonomia e a aumento do sentimento de incapacidade e inadaptação à sociedade”, alerta Elísio Costa, professor da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP) e coordenador do projeto.

O projeto é coordenado por Elísio Costa, professor da FFUP e responsável pelo Porto4Ageing+ – Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da U.Porto. (Foto: U.Porto)

É precisamente para contrariar este cenário que o ICTskills4All se propõe então a “apostar na melhoria das competências digitais” dos idosos, “atuando ao nível europeu e de forma concertada”. Segundo Elísio Costa, espera-se desta forma “contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, autonomia e maior adaptação à sociedade, o que se reveste de extrema importância face ao aumento da esperança média de vida”.

O projeto, desenvolvido no âmbito do Porto4Ageing+ – Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da U.Porto, vai decorrer ao longo dos próximos dois anos e contará com com a participação de 160 idosos de cinco países europeus (Portugal, Polónia, Lituânia, Reino Unido e Bélgica). Entre as atividades a desenvolver inclui-se a promoção de cursos presenciais dirigidos à população que não tem quaisquer competências digitais e o lançamento de uma plataforma online com cursos – que remetem para situações particulares do dia a dia – dirigidos aos idosos com algumas competências.

A reunião de lançamento do Projeto ICTskills4All teve lugar no edifício da Reitoria da U.Porto. (Foto: U.Porto)

“Nestas duas componentes vamos testar qual a melhor metodologia a utilizar, se uma metodologia intergeracional, onde são os jovens universitários a auxiliar os idosos, ou se uma metodologia a pares, ou seja, onde os idosos são auxiliados por colegas que tem mais competências”, explica Elísio Costa.

O projeto ICTskills4All é financiado pela Ação Chave 2 do programa Erasmus+ (Parcerias Estratégicas para o setor da Educação de Adultos) com um total de 277.620 euros. Para além da U.Porto, instituição coordenadora,  o projeto conta ainda com a colaboração do Telecentre Europe (Bélgica), do Cybermoon Services (Reino Unido), da HIPOKAMP (Polónia) e da Alliance Senior Active Riga (Letónia).