No Salão do Estudante, os participantes vão poder encontrar informação detalhada sobre tudo o que envolve estudar na U.Porto. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

A Universidade do Porto vai participar de 11 a 21 de março no Salão do Estudante 2017, a maior feira de educação internacional da América Latina. Num périplo que inclui passagens por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre, a U.Porto vai aproveitar para promover a sua oferta formativa junto de milhares de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de descobrirem a universidade portuguesa mais procurada pelos estudantes do Ensino Superior.

Reunindo cerca de 200 instituições de 20 países, o Salão do Estudante 2017 arranca este sábado, 11 de março, no Centro de Ev. Colégio São Luís, em São Paulo. Três dias depois, muda-se para o Rio de Janeiro, onde vai instalar-se nas zonas da Barra (14 de março) e de Copacabana (15 de março). Seguem-se as passagens pelas cidades de Porto Alegre (17 de março), Curitiba (18 de março), Belo Horizonte (19 de março) e Salvador (21 de março).

Neste regresso ao Salão do Estudante após o sucesso registado em 2016, a U.Porto participará de forma integrada com o CRUP, através do Projeto UniversitiesPortugal.com. Já a Faculdade de Engenharia (FEUP) participa no evento com stand próprio.

Para além da informação que estará disponível nos stands, os participantes da feira podem ainda assistir a vários seminários sobre oportunidades de estudo em Portugal no âmbito do Projeto UniversitiesPortugal.com. Com a duração de cerca de 35 minutos, estas sessões vão decorrer nos dias 12 de março (16h45, São Paulo),  14 de março (16h05, Rio Barra), 15 de março (16h20, Rio Copacabana). 17 de março (16h20, Porto Alegre), 18 de março (18h10, Curitiba), 19 de março (16h25, Belo Horizonte) e 21 de março (18h05, Salvador).

Com esta presença no Salão do Estudante, a U.Porto dá continuidade a um esforço de internacionalização que lhe tem permitido afirmar-se enquanto instituição de referência no quadro do ensino superior a nível internacional. “Desde há alguns anos que se compreendeu a importância da afirmação da Universidade do Porto em mercados internacionais, nomeadamente nos países de língua portuguesa (onde o Brasil se tem revelado um parceiro privilegiado) e em países onde não havia a tradição de cooperação”, nota Maria de Fátima Marinho, Vice-Reitora da U.Porto com o pelouro das Relações Internacionais. lembrando ainda que “a presença em feiras de educação é fundamental para dar a conhecer a outros mercados a nossa oferta formativa e a excelência de muita da nossa investigação”,

No quadro desta aposta, a Vice-Reitora lembra ainda que “tem sido estratégia da atual equipa reitoral o estabelecimento de parcerias com Universidades de países considerados de fulcral importância para a cooperação, distinguindo os diferentes mercados e percebendo qual estratégia a a usar com cada um: cooperação para o desenvolvimento; cooperação com uma investigação de ponta; e intercâmbio de estudantes”.

À conquista do Brasil

Nos últimos anos, a U.Porto tem registado uma procura cada vez maior entre os estudantes brasileiros. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

A participação no Salão do Estudante vai ao encontro da crescente procura que a U.Porto tem vindo a registar entre os estudantes brasileiros ao longo dos últimos anos. Entre 2011 e 2016, foram cerca de 4000 (3989) os estudantes que partiram do Brasil para realizar um curso completo nas 14 faculdades da Universidade. Só em 2016/2017, o número de estudantes com nacionalidade brasileira aceites na U.Porto ascende aos 2200 (903 de grau e 1263 ao abrigo de programas de mobilidade), número que representa mais de metade do total da comunidade internacional da instituição. Um número que, de resto, promete crescer já no próximo ano letivo, tendo em conta o número recorde de candidaturas registadas na 1.ª fase do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2017/2018, que serve de “porta de entrada” nos cursos de Graduação –  1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado – da U.Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.

Na verdade, não é por acaso que  U.Porto é um destino preferencial para os estudantes brasileiros. Além dos fortes laços culturai que unem Portugal e Brasil, a excelência do ensino e investigação as experiências muito positivas de outros estudantes brasileiros que estiveram constituem fatores cruciais para a escolha dosestudantes. Por outro lado, a própria cidade em si novamente melhor Destino Europeu agora em 2017, constitui um porto seguro, com ótima qualidade de vida, permite estudar na Europa sem mudar de idioma e a um custo muito acessível.

Em paralelo, a U.Porto vem também trabalhando na criação de condições que permitam facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade. Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Universidade

Todos os anos a Universidade acolhe também o Encontro de Estudantes Brasileiros na U.Porto, uma iniciativa do Governo Brasileiro, através do Consulado Geral do Brasil no Porto, que visa reconhecer a dimensão e importância desta comunidade de estudantes na universidade e na cidade. A próxima edição acontece já no próximo dia 23 de março.