FIE – Feira Internacional de Educação 2016Durante três dias, de 19 a 21 de maio, a Universidade do Porto esteve presente na FIE – Feira Internacional de Educação 2016 de Moçambique, em Maputo, evento que funcionou como ponto de encontro da oferta especializada do sistema educativo, e por onde passaram milhares de estudantes moçambicanos.

No certame, que reuniu cerca de uma centena de stands de mais de dez nacionalidades, estiveram presentes várias instituições moçambicanas e estrangeiras, ligadas ao ensino superior e secundário, mas também empresas ligadas a diferentes ramos de atividade. “Fazer da Educação um elemento chave para o Desenvolvimento do Capital Humano” foi o tema da palestra de Bárbara Costa, diretora do Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, numa sessão que foi precedida pela apresentação do Ministro moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humano. Organizada pela Comunidade Académica para o Desenvolvimento e pelo Ministério da Educação de Moçambique, esta Feira Internacional de Educação congregou espaços temáticos, workshops, áreas de atividades vocacionais e uma área expositiva.

Fruto da forte aposta da Universidade do Porto na internacionalização, esta deslocação focou-se na divulgação da oferta formativa, mas serviu também para intensificar laços de cooperação, como foi o caso da parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

No âmbito do Programa Erasmus Mundus (Projeto DREAM), foi realizada uma reunião de preparação da mobilidade de dois estudantes que no próximo ano letivo vão iniciar os seus estudos na Europa. Pela Universidade do Porto, estiveram presentes a diretora das Relações Internacionais, Bárbara Costa, e Rosalina Pereira, da Unidade de Mobilidade. Pela UEM, participou da reunião o Diretor de Cooperação, Carlos Lucas, e Ângela Fernandes do Gabinete de Cooperação. Uma reunião “muito produtiva”, de acordo com Bárbara Costa, uma vez que permitiu articular os detalhes finais para a “implementação destas duas mobilidades”, mas também “olhar para o futuro da cooperação e identificar novas oportunidades que permitam consolidar e garantir a sustentabilidade da cooperação entre a Universidade do Porto e a Universidade Eduardo Mondlane.

Encontro Alumni em Maputo

Construção Civil, Estradas, Marketing e Comunicação, Ensino Universitário, mas também na Embaixada de Portugal (área da Cooperação ), em Maputo é possível encontrar antigos estudantes da Universidade do Porto nas mais variadas áreas profissionais. Convocados pelo Embaixador Alumi em Moçambique, Pedro Rocha, cerca de vinte antigos estudantes da Universidade do Porto responderam ao convite e participaram, no passado dia 20 de maio, no primeiro encontro Alumni realizado em Moçambique.

Tratou-se de um encontro aberto a todos os antigos estudantes da U.Porto que se encontram a residir em Moçambique e proporcionou o reencontro de colegas, momentos de convívio e interação, networking e aproximou diferentes gerações dos “filhos da casa mãe”. Acima de tudo, deixou a vontade de sedimentar estas relações de forma mais abrangente, para fortalecer a comunidade alumni além fronteiras.