Nova plataforma visa promover a importância do português como uma língua global. (Foto: U.Porto)

Promover e difundir a Língua Portuguesa é o primeiro e principal objetivo do novo “Portal do Português da Universidade do Porto”, que acaba de ser lançado pela Pró-Reitoria para a Promoção da Língua Portuguesa. Através desta plataforma online, pretende-se estabelecer um espaço único que reúne desde notícias, a ferramentas e materiais, oportunidades de carreira, oferta formativa, e outros artigos de interesse relacionados com a língua de Camões.

Atualmente, contam-se em todo o mundo cerca de 250 milhões de indivíduos falantes de língua portuguesa, o que equivale a 3,7 por cento da população mundial. Estamos a falar sobretudo de territórios como Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau. Sabe-se ainda que, no universo das redes sociais, o português é a 3.ª língua mais utilizada (e uma das que possui maior crescimento), assumindo um papel relevante no quadro das novas tecnologias.

O Portal do Português da U.Porto visa, desta forma, promover a importância do português como uma língua global, de produção e transmissão de conhecimento, procurando difundir o uso do português em contexto académico e potenciar o reconhecimento enquanto componente estratégica da cooperação com países e organismos terceiros.

Para João Veloso, Pró-Reitor da U.Porto com o pelouro da Promoção da Língua Portuguesa, este é um “portal que pretende ter duas marcas que o distingam. Por um lado, foi construído para ser consultado por todos os interessados e para ser uma fonte de informação para qualquer pessoa, independentemente da formação académica. E, por outro, incide, em larga medida, no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido dentro da Universidade do Porto, em particular na Faculdade de Letras”, destaca aquele responsável.

Entre as ferramentas acessíveis através do Portal do Português da U.Porto incluem-se plataformas de vocabulário, o Arquivo Dialetal do Centro de Linguística da Universidade do Porto, bem como a história da Língua Portuguesa, dados sobre o português no mundo e o acordo ortográfico. Neste espaço online, os visitantes podem ainda aceder a oportunidades de carreira nacionais e internacionais, prémios e concursos, ou conhecer a oferta formativa e os centros de investigação da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) que estão ligados à Língua Portuguesa.

O novo portal servirá também para dinamizar iniciativas como a Comemoração do Dia Internacional da Língua Materna (como aconteceu a 21 de fevereiro) e um Ciclo de Conferências e Clubes de Conversação (em desenvolvimento).