Navegar na piscina semiolímpica da Faculdade de Desporto, percorrer a novíssima “cozinha” – Sala de Gastrotecnia – da FCNAUP, aventurar-se na Clínica de Medicina Dentária, fazer uma pausa no Bar dos Estudantes de Letras, ou contemplar o majestoso Salão Nobre da Faculdade de Direito… A partir de agora, tudo isso é possível, em apenas alguns segundos, numa visita virtual 3D às faculdades da Universidade do Porto.

Depois da Reitoria, da Casa-Museu Abel Salazar e do Jardim Botânico do Porto, o ambicioso projeto de mapeamento virtual da Universidade chega agora a grande parte das 14 faculdades que integram o campus da U.Porto.

O que se propõe? Por um lado, abrir as portas da Universidade a toda a comunidade, incluindo a futuros estudantes ou simples curiosos. Por outro, que todos tenham acesso privilegiado a alguns dos mais emblemáticos espaços das faculdades, mesmo que não tenham a possibilidade de ir lá pessoalmente. Tudo isto em modo navegação “Google Street View” e com a ajuda de informação contextual, factos históricos, ou vídeos.

Numa primeira fase, são sete as faculdades que já abriram as suas “portas virtuais”. Começando pelo polo da Asprela, o percurso inclui as faculdades de Desporto, Economia, Medicina Dentária e de Psicologia e Ciências da Educação.

Acessíveis estão igualmente a Faculdade de Direito, no polo Centro, bem como as faculdades de Letras e de Ciências da Nutrição e da Alimentação, no Campo Alegre.

Os percursos virtuais às restantes faculdades devem ser disponibilizados durante o ano letivo 2021/2022.