Investigação FCUP, Química

A U.Porto volta a destacar-se no número de artigos científicos publicados nas mais importantes revistas científicas internacionais. (Foto: U.Porto)

A Universidade do Porto surge, pelo quarto ano consecutivo, entre as 301 e as 400 melhores universidades do mundo, segundo a edição 2016 do Academic Ranking of World Universities (ARWU), o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior.

Na base deste resultado, que confirma a afirmação da U.Porto na elite do Ensino Superior a nível mundial, está o excelente desempenho ao nível da produção científica. Para além da quantidade de artigos científicos publicados nas revistas Nature e Science, a Universidade destaca-se ainda no número de artigos publicados nas restantes revistas científicas reconhecidas internacionalmente.

Os restantes critérios (nos quais a U.Porto não obteve pontuação) incluem o número de prémios Nobel ou medalhas Fields (na área da matemática) atribuídos a docentes ou antigos estudantes das instituições e o número de docentes e investigadores altamente citados nas respetivas áreas.

A Universidade Porto é uma das cinco instituições portuguesas presentes no ARWU 2016 e, apesar de se manter no mesmo patamar há quatro edições, continua a registar a tendência de subida que mantém desde que surgiu pela primeira vez no ranking, em 2005 (ver gráfico disponível aqui). A Universidade de Lisboa, resultado da fusão da Universidade de Lisboa (ULisboa) com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL), mantém-se no grupo das 201-300 melhores. Já a Universidade de Coimbra permanece no intervalo das 401-500 melhores, as qual se juntam as estreantes universidades de Aveiro e do Minho.

A nível global, a Universidade de Harvard (EUA) volta a ocupar o primeiro lugar, posição que mantém desde a primeira edição do ranking, publicada em 2003. O“top 5” das melhores universidades do mundo fica completo com a presença da Universidade de Stanforde da Universidade da Califórnia – Berkeley. A quarta– e primeira europeia – colocada é a Universidade de Cambridge, do Reino Unido, seguida do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ao todo foram avaliadas mais de 1200 universidades de todo o mundo.

Elaborado pelo Center for World-Class Universities da Universidade Jiao Tong de Xangai  o ranking de Xangai foi o primeiro ranking de universidades a ser lançado, há 15 anos atrás, inaugurando um movimento que contempla atualmente mais de uma dezena de rankings internacionais, elaborados de acordo com critérios diferenciados. A U.Porto está presente na maioria deles, conforme poderá comprovar aqui.