5 fut fem

As atuais campeãs da europa de Futebol 7 sagraram-se pentacampeãs nacionais universitárias. (Foto: CDUP-UP)

A Universidade do Porto voltou a ter uma semana recheada de conquistas na edição 2015/2016 dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), a mais importante competição do desporto universitário. O destaque vai para as equipas de Futebol de 7 feminino, que se sagrou pentacampeã nacional da modalidade, e de Ginástica, que arrecadou 17 medalhas, oito das quais de ouro.

No CNU de Futebol 7, a equipa feminina da Universidade do Porto confirmou o favoritismo e carimbou mais uma passagem para os EUSA Games Croácia 2016 ao conquistar o quinto título consecutiv na prova. A U.Porto saiu invicta deste campeonato, sofrendo apenas golos na final frente à AAUAveiro (5-2).

Sofia Rios, capitã da equipa, explica que este “nunca é mais um título”. “Impõe respeito serem cinco títulos consecutivos e para nós nunca é mais um porque nos garante a passagem a um europeu”, quanto ao balanço do campeonato a estudante confessa que “fizemos um campeonato exemplar e a vitória foi merecida”. Desta forma, as atuais campeãs europeias vão poder defender o seu título nestes EUSA Games 2016.

A equipa masculina  também chegou à final da competição. No entanto, um golo no último minuto do IPGuarda impediu a Universidade de chegar a um título inédito, sagrando-se ainda assim vice-campeã nacional.

CNU Ginástica 2016, Joel Reis

Joel Reis alcançou quatro títulos nacionais universitários no CNU de Ginástica 2016.

Se as equipas de Futebol de 7 brilharam nos relvados, a equipa de Ginástica não lhes ficou atrás. Constituída por estudantes da FADEUP, ICBAS, FEUP e FEP, a seleção comandada por Manuel Campos, antigo atleta olímpico, antigo estudante e atual  professor na Faculdade de Desporto da U.Porto, alcançou 17 medalhas no CNU da modalidade. Destaque para o atleta Joel Reis, que alcançou quatro títulos nacionais universitários –  Geral, Solo, Cavalo, Barra Fixa -, uma medalha de prata em Paralelas e uma medalha de bronze no Salto. Luís Monteiro alcançou também a medalha de prata nas Paralelas.

No feminino, Francisca Villas-Boas foi a grande vencedora da competição ao alcançar quatro medalhas de ouro no Geral, nos Saltos, nas Paralelas Assimétricas, no Solo, somando ainda uma medalha de prata na Trave. Destaque também para Bárbara Azevedo que alcançou uma medalha de ouro na Trave, uma medalha de prata no Geral e uma medalha de bronze nos Saltos. A U.Porto alcançou mais duas medalhas de bronze por Maria Castelo Branco, nas Paralelas Assimétricas, e Inês Mimoso, no Solo.

“Um balanço bastante positivo não só pelo resultado mas também pela experiência”, explica Manuel Campos, “tivemos em competição ginastas federados mas também atletas que começaram a treinar à um ano para esta competição e como treinador estou bastante orgulhoso pela coragem que demonstraram na realização de todos os exercícios neste Campeonato”, revela o treinador.

A semana desportiva ficou ainda marcada pela participação da U.Porto nos CNU’s de Karting, KickBoxing low kick, Ténis, Padel, Vela, Bridge e Orientação. No Ténis, Raquel Mateus alcançou o título nacional universitário feminino, enquanto que, no masculino, Fernando Moreira Bernardo Oliveira arrebataram a prata e o bronze, respetivamente. Medalha de bronze também para João Cunha no CNU de KickBoxing low kick.

Equipas de Bridge da U.porto alcançam medalhas de prata e bronze.

As equipas de Bridge da U.Porto alcançam medalhas de prata e bronze.

No CNU de Vela, disputado em Aveiroas duas equipas da U.Porto ficaram com os lugares mais baixos do pódio. José Valente, Francisco Menezes e José Cunha alcançaram a medalha de prata e Manuel Rosa, Catarina Baía, Miguel Moreira e Maria Belo, a medalha de bronze.

No Bridge, Rui Ferreira e Cláudio Silva sagraram-se vice-campeões nacionais universitários e Jorge Ferreira e Henish Balu alcançaram a medalha de bronze. No Padel, a dupla Magalhães / Moreira chegou à medalha de bronze na prova masculina, enquanto Ana Pereira e Maria Ramalhão perderam a final feminina para uma dupla da NOVA. Já Ana Luísa Vilaça Pinheiro foi a Vagos alcançar uma medalha de bronze no CNU de Orientação.

Finalmente, no CNU de Karting a sorte não sorriu aos estudantes da U.Porto. Entre os 35 estudantes participantes, Luís Duarte Monteiro, até à altura campeão em título, ficou na quinta posição, Ricardo Guedes ficou em 7.º lugar, Diogo Sousa em 8.º, Paulo Pereira em 11.º e Jorge Moreira em 22.º.

Ao todo foram cerca de 85 os estudantes que representaram a Universidade do Porto nestes nove CNU’s. Para a história fica então a conquista de 13 medalhas de ouro, nove de prata e 10 medalhas de bronze.