São 10 investigadores de renome no domínio da saúde e que, ao longo dos últimos meses, tiveram a oportunidade de partilhar o seu testemunho nos seminários semanais do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. Desde o passado dia 1 de maio, são também eles os protagonistas da primeira temporada das i3S Library Talks, o primeiro podcast da U.Porto, agora disponível no Notícias U.Porto.

A ideia do podcast partiu da vontade conjunta do i3S e do Serviço de Comunicação e Imagem da Reitoria da U.Porto de “aproveitar o leque de convidados conceituados que passam pelo instituto” e de “partilhar as experiências e o conhecimento desses investigadores com um público mais vasto”.

O resultado é um conjunto de dez episódios através dos quais se procura”oferecer uma singular perspetiva do que é ser investigador”, bem como divulgar “o i3S e a Universidade do Porto como espaços de pensamento crítico e criativo”.

O investigador britânico Nate Gohering é o protagonista do primeiro episódio das i3S Library Talks. (Foto: DR)

O episódio inaugural das i3S Library Talks foi para o ar no dia 1 de maio e tem como protagonista o britânico Nate Gohering, investigador no Francis Crick Institute (Reino Unido). Uma semana depois, foi a vez do investigador português Ivo Boneca.

Até julho, e sempre à quarta-feira, vão ainda passar pela “antena” da U.Porto mais oito investigadores que, abarcando as mais variadas disciplinas científicas, irão “partilhar as suas escolhas, influências, casualidades e adversidades, e de todos os fatores decisivos na construção do seu percurso profissional”. A saber: Kent Søe (15 de maio),Moustapha Kassem (22 de maio), Sarah McClelland (29 de maio), Stephen Richardson (5 de junho), Dimitris Liakopoulos (12 de junho), Matthew Martin (19 de junho), Luca Magnani (26 de junho) e João Matos (3 de julho).

Com duração variável, os diferentes episódios serão disponibilizados, na sua maioria, em inglês (com uma introdução em português).

Acessíveis através de uma área especialmente criada para o efeito no Notícias U.Porto – portal de notícias da Universidade do Porto, – as i3S Library Talks estão também disponíveis para subscrição nas plataformas iTunes e Spotify.