A Universidade do Porto é uma das 100 melhores do mundo que desenvolvem mais e melhor investigação científica nas áreas das Ciências Agrárias, Farmacologia e Toxicologia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Quem o “diz” é a última edição do National Taiwan University (NTU) Ranking, um dos principais “barómetros” internacionais no que toca ao desempenho científico das instituições de ensino superior.

Elaborado com base na avaliação de mais de 4000 universidades de todo o mundo, o NTU Ranking tem em conta a produtividade, o impacto e a excelência da investigação científica produzida pelas diferentes instituições nos últimos 11 anos (2009-2019).

Numa análise aos seis domínios do conhecimento (By Field) avaliados, verifica-se que a U.Porto obtém a sua melhor classificação no campo da Agricultura, onde surge destacada na 82.ª posição a nível mundial. A Universidade escala ainda sete posições na área da Engenharia  (é agora 174.ª), posicionando-se igualmente entre as melhores nas Ciências da Vida (188.ª) e Ciências Naturais (280.ª).

Alargando a análise às áreas científicas (By Subject), a U.Porto surge posicionada em 19 (em 24 possíveis) – tantas quantas na edição anterior do ranking -, apesar de registar uma subida em 14 delas. E tal como em 2019, é nas Ciências Agrárias que a Universidade mais se notabiliza, afirmando-se agora na 45.ª posição a nível mundial. A investigação da U.Porto está igualmente no “top 100″ mundial” nas áreas de Farmacologia e Toxicologia (50.ª), Engenharia Mecânica (78.ª), Engenharia Civil (86.ª), Engenharia Química (92.ª) e, pela primeira vez, das Ciências dos Animais e Plantas (96.ª).

A Universidade destaca-se ainda em 13 outras áreas científicas avaliadas pelo NTU Ranking 2020. São elas: Ambiente e Ecologia (posição 101), Biologia Molecular e Genética (169), Microbiologia (174), Biologia e Bioquímica (179), Imunologia (179), Química (183), Ciências Espaciais (187), Engenharia Eletrotécnica (191), Ciências de Materiais (222), Medicina Clínica (224), Ciências de Computadores (230), Matemática (275) e Física (351-300).

… e entre as 100 melhores da Europa

Numa análise comparativa com as restantes universidades portuguesas presentes no NTU Ranking 2020, a U.Porto é apenas superada pela Universidade de Lisboa entre as instituições mais representadas nas diferentes áreas científicas avaliadas (19 contra 22).

A universidade portuense destaca-se igualmente na liderança nacional de sete áreas. São elas: Biologia e Bioquímica, Biologia Molecular e Genética, Ciências Agrárias, Engenharia Química, Farmacologia e Toxicologia, Imunologia e Medicina Clínica,

A nível global, a U.Porto surge nas posições 232 a nível mundial, 91 da Europa e 6 do espaço iberoamericano. O ranking é liderado pela Universidade de Harvard (EUA), seguida das também norte-americanas universidades de Stanford (EUA) e de Toronto (Canadá).

O desempenho completo da U.Porto no NTU Ranking 2020 pode ser consultado aqui.