A Universidade do Porto surge, pelo segundo ano consecutivo, no grupo restrito das 250 instituições de ensino superior a nível mundial – e das 100 da Europa – que melhor promovem a empregabilidade dos seus estudantes. Quem o “diz” é a edição 2020 do QS Graduate Employability Rankings, divulgado esta semana pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS).

Para a realização deste ranking, publicado pela primeira vez em 2015, foram analisadas 758 instituições de ensino superior europeias. Para o efeito, tiveram-se em conta cinco indicadores que pretendem identificar os níveis quantitativos e qualitativos da empregabilidade dos graduados de cada instituição. São eles: a reputação da universidade entre os empregadores (que conta para 30% da nota final), o sucesso dos graduados no mercado de trabalho (25%), o número de parcerias com empresas por docentes de cada universidade (25%), os incentivos ao contato direto entre empregadores e estudantes (10%) e a taxa de emprego de graduados de cada instituição (10%).

Com um score global de até 38.3 pontos (em 100 possíveis), a U.Porto destaca-se pelo seu desempenho ao nível do desenvolvimento de parcerias com os empregadores (em que regista uma subida de 44,8 para 48 pontos, em relação à edição anterior do ranking) e do sucesso dos seus graduados no mercado de trabalho.

Na comparação com as restantes universidades portuguesas, a U.Porto surge na liderança do ranking nacional, ao lado da Universidade Nova de Lisboa, também ela posicionada no “top 250” mundial. Já a Universidade de Coimbra mantém o seu lugar entre as 251 e as 300 melhores, ao passo que a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa abandonam o ranking, face a 2018.

A nível global, o QS Graduate Employability Rankings 2019 é liderado pelas universidades de Stanford (EUA), MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA) e Tsinghua (China). No grupo das 10 melhores do mundo destacam-se cinco instituições norte-americanas e duas do Reino Unido. A instituição europeia melhor colocada – no 5.º lugar – é a Universidade de Cambridge.

ranking completo pode ser consultado aqui.

Uma aposta ganha

A FINDE.U é uma das faces mais visíveis da estratégia montada pela U.Porto para assegurar a rápida transição dos diplomados para o mercado de trabalho. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Para o resultado obtido pela U.Porto no QS Graduate Employability Rankings 2020 contribui a estratégia que vem sendo implementada ao longo dos últimos anos no sentido de assegurar a rápida transição dos diplomados para o mercado de trabalho. Contribuem para isso um ambiente propício à criação de conhecimento e inovação, uma ligação próxima com o tecido empresarial e um conjunto alargado de iniciativas e serviços de apoio à inserção profissional dispersos por todo o campus, com os quais os estudantes podem contar ao longo do seu percurso.

Entre as faces mais visíveis desta estratégia inclui-se, por exemplo, a FINDE.U – Feira Internacional de Emprego Universitário, um evento organizado pela Universidade do Porto, em parceria com as universidades de Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD) e de Vigo. Só em 2018,  este evento levou à Exponor mais de 2 mil pessoas à descoberta de mais de 4 mil oportunidades de carreira apresentadas por cerca de 150 entidades, entre empresas, associações profissionais e organismos públicos.