A Universidade do Porto acaba de ser distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como a instituição de ensino superior mais solidária de Portugal. O galardão “IES +Solidária” foi entregue na cerimónia dos Prémios de Voluntariado Universitário (PVU) 2019 e volta assim a distinguir a U.Porto como a instituição com o maior número de candidaturas apresentadas (21 ao todo) ao prémio que reconhece, anualmente, os melhores projetos de voluntariado promovidos em ambiente universitário.

Para o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, este reconhecimento “mostra que há um trabalho continuado e um envolvimento constante da nossa comunidade académica em projetos de voluntariado.

“Ao apresentarem o maior número de candidaturas aos Prémios de Voluntariado Universitário, os nossos estudantes manifestaram o seu enorme empenho em causas solidárias”, acrescenta o Reitor.

Projetos vencedores

Um dos projetos candidatos foi mesmo eleito um dos vencedores na 4.ª edição do PVU. A “Escola de Superpoderes”, um projeto criado pela associação juvenil Transformers, dentro da Universidade do Porto, foca-se na inclusão social de crianças, através do desenvolvimento de competências sociais.

Neste projeto, os voluntários dão aulas semanais de diferentes talentos – do futebol, ao kickboxing, remo, surf, culinária, teatro, ou meditação – a crianças e jovens enquadrados em bairros sociais, prisões ou centros de acolhimento. Estes jovens são, depois, desafiados a identificar problemas nas suas comunidades, sob a responsabilidade de criarem ações para os minimizar. O projeto nasceu na U.Porto, mas já se alargou a mais de 20 cidades, e envolve 600 crianças e 50 mentores voluntários.

O prémio agora conquistado, no valor de 4 mil euros, permitirá ao projeto financiar o apoio dado a cerca de 100 crianças/jovens em risco de exclusão social e com problemas de aprendizagem.

Entre os vencedores está também a U.DREAM, distinguida na categoria “Comunicação”, com o vídeo finalista mais votado online. A U.DREAM nasceu no contexto da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) e, hoje, tem uma intervenção alargada. Focam-se na inclusão de crianças e apoiam no desenvolvimento de competências pessoais e de envolvência na comunidade. O projeto trabalha em dois lares de infância do Porto, envolve 40 crianças carenciadas e 36 voluntários. A U.DREAM vai receber 1.000 euros para apoiar o desenvolvimento das ações de solidariedade previstas.

Também entre os distinguidos está o projeto “Já T’Explico”. Este projeto criado na Universidade do Porto vai receber 1.000 euros para apoiar o desenvolvimento de atividades focadas no combate ao insucesso de crianças e jovens em situações socioeconómicas difíceis. No total, já passaram pelo projeto 350 voluntários e 60 ‘aprendizes’.

Estudantes da U.Porto recebem Prémio de Voluntariado

Como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a Universidade do Porto voltou a distinguir os membros da comunidade académica que mais se destacaram no último ano letivo pelo seu trabalho de voluntariado. A cerimónia integrou-se na Semana do Voluntariado da U.Porto, que decorreu de 2 a 7 de dezembro.

Márcia Teixeira (da Associação Cura+), Joaquim Mendes (da Casa Museu Abel Salazar), Mariana Silva (do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto), Sara Pereira (Programa de Voluntariado da FADEUP), José Tiago Sousa (da Solidarity Soul) e Gonçalo Tavares (da VO.U.) foram os distinguidos por dedicarem, semanalmente, o seu tempo livre a projetos de voluntariado promovidos ou apoiados pela U.Porto. Os vencedores foram escolhidos com base numa lista de nomeados propostos pelas respetivas associações de voluntariado das quais fazem parte.

Os vencedores do Prémio Voluntariado da U.Porto foram distinguidos numa cerimónia enquadrada na Semana do Voluntariado da U.Porto. (Foto: DR)