As equipas feminina e masculina de Ténis de Mesa da U.Porto são as novas campeãs nacionais.

As equipas feminina e masculina de Ténis de Mesa da U.Porto são as novas campeãs nacionais universitárias.

A Universidade do Porto imperou nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) por Equipas que, entre os dias 9 e 12 de dezembro, levaram a Vila Real mais de 200 estudantes de instituições de ensino superior de todo o país. A U.Porto subiu ao pódio nas seis modalidades em competição, arrecadando um total de 12 medalhas, entre as quais seis de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Foram 38 os estudantes de oito faculdades diferentes (FMDUP, FEUP, FPCEUP, FADEUP, FDUP, FLUP, FMUP, FCUP) que, ao longo destes dias, competiram pela instituição e arrecadaram medalhas no Ténis de Mesa, Badminton, Xadrez, Bilhar, Karting e KickBoxing.

O destaque vai para as equipas feminina e masculina de Ténis de Mesa, a equipa de Xadrez e os atletas de KickBoxing que se sagraram campeões nacionais universitários.

No Ténis de Mesa, a U.Porto competiu com três equipas e arrecadou três medalhas. Ana Torres, Joana Mota, Sara Costa, Jorge Costa, Jorge Gonçalves, Raphael Almeida são os novos campeões nacionais universitários. Além dos dois ouros, a U.Porto alcança também o bronze por Luís Gomes, Gonçalo Baptista e Francisco Fraga.

A equipa de Xadrez da U.Porto alcançou a medalha de ouro.

Duplo ouro também no Xadrez, com Jorge Viterbo Ferreira a fazer história ao sagrar-se tetracampeão nacional universitário de Xadrez Rápidas individual e a contribuir para o título coletivo conquistado pela equipa da U.Porto, constituída ainda por João Filipe Cruz, Bruno Ribeiro, Pedro Mendes e Rui Gomes. Bruno Ribeiro subiu também ao pódio individual para receber a medalha de bronze.

Os estreantes nestes palcos surpreenderam. A Universidade do Porto chegou para vencer no KickBoxing com dois novos campeões nacionais, Diogo Aparício nos -69kg e Hugo Nogueira nos -79kg.

As duas equipas de Karting da Universidade do Porto dominaram o pódio ao alcançarem as medalhas de prata e bronze. Jorge Moreira, Paulo Pereira e Ricardo Guedes constituíram a equipa que se sagrou vice campeão nacional universitária. Luis Duarte Moreira, Diogo Oliveira de Sousa e Rui Almeida alcançaram o bronze.

O Badminton e o Bilhar também subiram ao pódio para receber a medalha de bronze. No Badminton, os medalhados foram Guilherme Pereira, Inês Lorga, Ricardo da Silva, Teresa Figueira e Gabriela Pereira. No Bilhar, a medalha de bronze pertenceu a Pedro Silva, Nélson Sousa, Sérgio Domingues, Ruben Dias, Rui Neves e Tiago Leite.

Uma semana de luxo para a Universidade do Porto que volta a prometer liderança no desporto nacional universitário para a época 2015/2016.

A próxima competição é o Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol 3×3, nos dias 17 e 18 de dezembro em Évora, na qual a U.Porto pretende revalidar o título de campeã nacional universitária.