O galardão foi entregue durante a 31.ª edição da conferência anual da FAUBAI, que decorreu na cidade de Belém. (Foto: DR)

A Universidade do Porto foi recentemente distinguida pela FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional “pelo seu apoio extraordinário ao desenvolvimento” daquela associação. O prémio foi entregue na cidade de Belém, durante a XXXI Conferência Anual da FAUBAI, tendo a U.Porto sido a única instituição de Ensino Superior reconhecida.

Ao longo da última década, a U.Porto, nomeadamente através da Reitoria e da Faculdade e Engenharia (FEUP), tem tido uma presença assídua nas conferências organizadas pela FAUBAI. Uma participação que, segundo Bárbara Costa, responsável pelo Serviço de Relações Internacionais (SRI) da U.Porto , tem ajudado a promover e a divulgar “boas práticas e experiências” e tem incentivado os participantes “a abraçar novos desafios relacionados com a internacionalização das universidades”.

O galardão foi recebido por Bárbara Costa, diretora do SRI, e pela vice-reitora da U.Porto para as Relações Internacionais, Maria de Lurdes Correia Fernandes. (Foto: DR)

Reflexo do sucesso da política de internacionalização implementada pela U.Porto, este prémio traduz também o reforço dos laços que unem a instituição ao Brasil. Só em 2018/2019, ano em que a U.Porto bateu o seu recorde de número de estudantes estrangeiros, o número de alunos brasileiros ascende quase a 3500, ou seja, mais de metade da comunidade internacional que integra a “família” U.Porto.

Para estes números contribui a forte aposta da Universidade na criação de condições que permitam facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes brasileiros (que não possuam dupla nacionalidade portuguesa). Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes que pretendam ingressar na Universidade através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais, que serve de “porta de entrada” nos cursos de Graduação –  1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado – da U.Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.

Também aqui os números são promissores. Só no ano letivo 2017/2018, mais de 400 estudantes brasileiros ingressaram na U.Porto através desta via de acesso, superando largamente o número de colocados em anos anteriores (7 em 2014/2015, 33 em 2015/2016, 113 em 2016/2017 e 313 em 2017/2018).

Na verdade, não é por acaso que  U.Porto é um destino preferencial para os estudantes brasileiros. Além dos fortes laços culturais que unem Portugal e Brasil, a excelência do ensino e investigação e as experiências de sucesso relatadas por outros estudantes brasileiros  constituem fatores cruciais para a escolha dos estudantes. Por outro lado, a própria cidade, considerada um dos melhores destinos da Europa, constitui um porto seguro, com ótima qualidade de vida, permite estudar na Europa sem mudar de idioma e a um custo muito acessível.

Sobre a FAUBAI

A FAUBAI foi criada em 1988 e reúne atualmente mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais. A missão da associação inclui o “aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino”, estimulando “o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais”. A FAUBAI  promove atividades como o intercâmbio de informações e experiências, a promoção de encontros como congressos ou conferências, assessoria a universidades e outros órgãos públicos, uma participação ativa junto de organismos de promoção de cooperação internacional, o intercâmbio com universidades e entidades internacionais e a gestão de bancos de dados sobre cooperação internacional.