Quais as condições necessárias para desenvolver o voluntariado inclusivo? Como incentivar? Estas e outras questões são o ponto de partida para a celebração do Dia do Voluntariado na Universidade do Porto 2021. O “Voluntariado Inclusivo” é o tema da iniciativa que vai juntar estudantes, docentes e representantes de instituições e entidades ligadas ao voluntariado no próximo dia 4 de dezembro, sábado, a partir das 09h00, no Círculo Universitário da Universidade do Porto.

A sessão (ver programa) vai abrir com um painel dedicado às políticas e instrumentos necessários no contexto do voluntariado inclusivo. À mesa de debate vão sentar-se Ana Catarina Correia, do Centro de Vida Independente, Eugénio José da Cruz Fonseca, Presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado, Manuel Maio, Delegado Regional Norte da CASES e Inês Afonso, da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da U.Porto (AEFDUP).

Depois de um momento de “Pausa Ativa”, o programa do evento segue com uma sessão dedicada às boas práticas na área da inclusão. O debate vai contar com a participação de Salvador Mendes de Almeida e Maria João Figueiredo, da Associação Salvador, Tiago Marques, responsável pelo Desporto Adaptado no Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).  Ana Luísa e Mariana Moreira, em representação da Pista Mágica e da V.OU – Voluntariado Universitário, respetivamente, juntam-se ainda para partilhar o testemunho.

Ao longo de todo o dia, entre as 10h00 e as 17h00, todos os participantes podem também visitar a exposição “O voluntariado como expressão de cidadania, composta por posters alusivos ao trabalho de voluntariado de várias associações ligadas à U.Porto.

A participação no Dia do Voluntariado da U.Porto 2021 é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

Prémio para os melhores projetos de voluntariado

O Dia do Voluntariado da U.Porto 2021 será também ocasião para distinguir o projeto de solidariedade social desenvolvido na Universidade do Porto, que mais se destacou este ano.

O projeto vencedor – selecionado por um júri composto por membros da comunidade académica da U.Porto – será premiado com o valor de 1000 euros, patrocinado pela Fundação Amadeu Dias.

As candidaturas ao Prémio “Dia do Voluntariado da U.Porto’21” decorrem até dia 28 de novembro e podem ser feitas através do e-mail [email protected]. Para isso, os interessados devem consultar o Regulamento do Prémio e preparar a candidatura de acordo com os documentos solicitados.

(notícia atualizada às 11h00 de 25/11/2021)