Como criar um projeto solidário? Como desenvolver uma ação de voluntariado? Estas são algumas das questões que servem de mote ao primeiro programa de formação na área do voluntariado lançado pela Universidade do Porto. O “U.Porto Santander Inspira-te” realiza-se num formato totalmente online, em português, entre março e abril de 2021 e visa apoiar e inspirar o desenvolvimento de projetos conjuntos com impacto positivo na comunidade.

O “U.Porto Santander Inspira-te” destina-se não só a estudantes (de qualquer ciclo de estudo), como também professores e colaboradores da instituição que queiram saber mais sobre projetos de ação social. Ao todo são 12 horas de formação, com sessões síncronas e módulos assíncronos, podendo os participantes assistir à formação ao seu ritmo e horário.

Organizado em parceria com o Santander Universidades, o programa de formação baseia-se na partilha de conceitos, ferramentas, casos práticos e experiências de projetos no terreno. Para isso, conta com a participação de vários formadores, que vão abordar todos os passos para o desenvolvimento de um projeto de voluntariado, desde a burocracia inicial da fundação, até ao seu financiamento e gestão. Inovação social, necessidades no terreno e o papel das Universidades, gestão de projetos com impacto ou como financiar um negócio social são alguns dos módulos que integram o plano de formação.

As vagas são limitadas a 250 lugares e as candidaturas para a primeira edição decorrem até 15 de março, aqui.

No final, os participantes terão acesso a um certificado de participação na formação emitido pela Universidade do Porto.

Centenas de estudantes dedicam-se ao voluntariado

Desde o apoio escolar a crianças, o acompanhamento de idosos, ou os cuidados de animais, vários são os projetos de voluntariado ligados à Universidade do Porto. De acordo com os últimos dados, mais de 2000 pessoas ligadas à U.Porto dedicaram o seu tempo a apoiar algumas destas causas.

Recentemente, e dada a evolução da pandemia de COVID-19, a U.Porto lançou um novo projeto designado “Apoio Domiciliário”, cuja participação superou as expectativas. Desde o arranque do projeto, várias dezenas de estudantes e colaboradores da U.Porto manifestaram a sua disponibilidade para  prestar assistência temporária e pontual aos membros da comunidade académica que estejam em isolamento domiciliário por Covid-19.