A Universidade do Porto é uma das 100 que desenvolvem mais e melhor investigação científica a nível mundial nas áreas das Ciências Agrárias, Farmacologia e Toxicologia, Engenharia Química,Ciências dos Animais e Plantas,Ambiente e Ecologia e Ciência e Engenharia do Ambiente. Quem o “diz” é a mais recente edição do “Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities” – mais conhecido como NTU Ranking 2021 -, considerado um dos principais “barómetros” internacionais relativamente ao desempenho científico das instituições de ensino superior.

Elaborado pela National Taiwan University com base na avaliação de mais de 4000 instituições de todo o mundo, este ranking tem em conta três critérios fundamentais: a produtividade (com um peso de 25% na pontuação); o impacto (35%) e a excelência da investigação científica (40%) produzida pelas instituições nos últimos 11 anos (2010-2020).

Do desempenho da U.Porto no NTU Ranking 2021, há desde logo a destacar a subida de nove lugares no ranking geral face à edição anterior, passando agora a fixar-se na 223.ª posição mundial, 86.ª da Europa e 7.ª do espaço iberoamericano.

Mas as boas notícias não se ficam por aqui. Numa análise aos seis domínios do conhecimento (By Field) avaliados, a U.Porto surge entre as melhores em cinco, mais uma do que em 2020. Tal como em edições anteriores, a Universidade volta a registar a sua melhor classificação no campo da Agricultura, classificando-se agora na 73.ª posição a nível mundial (era 82.ª). Nota ainda para a subida de 23 posições na área das Ciências da Vida (156.ª) e de seis posições nas Ciências Naturais (287.ª), bem como para a estreia absoluta no ranking de Medicina (201.ª). A U.Porto posiciona-se igualmente entre as 200 melhores no domínio das Engenharias (183.ª).

Alargando a análise às áreas científicas (By Subject), a U.Porto surge posicionada em 19 (em 27 possíveis) – mais uma do que na edição anterior -, para além de registar uma subida em 10 delas e a estreia em outras duas.

Tal como em 2020 ou em 2019, é nas Ciências Agrárias que a Universidade mais se notabiliza, afirmando-se agora na 36.ª posição (era 45.ª) a nível mundial. A investigação da U.Porto destaca-se igualmente no “top 100″ mundial” nas áreas de Farmacologia e Toxicologia (40.ª), Engenharia Química (74.ª), Ciências dos Animais e Plantas (83.ª), Ambiente e Ecologia (93.ª) e, pela primeira vez, da Ciência e Engenharia do Ambiente (96.ª)

A Universidade destaca-se ainda em mais 13 outras áreas científicas avaliadas pelo NTU Ranking 2021. São elas: Engenharia Mecânica (posição 103), Engenharia Civil (139), Biologia Molecular e Genética (158), Biologia e Bioquímica (160), Química (166), Microbiologia (167), Ciência Espacial (183), Imunologia (195), Medicina Clínica (204), Ciência de Computadores (244),Ciência de Materiais (247), Engenharia Eletrotécnica (257) e a estreante Ciência e Engenharia Energética, para onde entra diretamente para a 159.ª posição.

… e em Portugal

Numa análise comparativa com as restantes universidades portuguesas classificadas no NTU Ranking 2021, a U.Porto é apenas superada pela Universidade de Lisboa entre as instituições mais representadas nas diferentes áreas científicas avaliadas (19 contra 25).

A Universidade destaca-se igualmente na liderança nacional – isolada ou partilhada – em nove áreas, mais duas do que em 2020. A saber: Biologia e Bioquímica, Biologia Molecular e Genética, Ciências Agrárias, Engenharia Química, Farmacologia e Toxicologia, Imunologia, Medicina Clínica, Microbiologia e Química.

O NTU Ranking 2021 é liderado pela Universidade de Harvard (EUA), seguida das também norte-americanas universidades de Stanford (EUA) e de Toronto (Canadá).