Uma vez que a pandemia impediu a realização da edição deste ano do Fórum do Futuro, a organização do “festival do pensamento” promovido anualmente pela Câmara Municipal do Porto decidiu convertê-lo em formato de livro. O resultado é Vita Nova, obra recentemente editada e que conta com a contribuição de docentes e estudantes da Faculdade de Ciências da (FCUP) e da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto.

O convite surgiu por parte dos editores do livro e foi aceite de imediato por Orfeu Bertolami, professor do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, e convidado habitual no Fórum do Futuro. O desafio? “Foi-nos pedido para apreciar criticamente o texto do Professor Chandra Wickramasinghe da Universidade de Cardiff, Reino Unido, sobre a possibilidade de a vida ter surgido no espaço, a hipótese da Panspermia Cósmica”, revela o docente.

O trabalho contou ainda com os contributos de Inês Fernandes, estudante da licenciatura em Biologia da FCUP, e de Miguel Amaral, estudante de doutoramento de Física do Departamento de Física e Astronomia. Juntos, “abordamos criticamente o texto proposto e fizemos as perguntas que nós parecem essenciais para enquadrar a proposta apresentada e confronta-la com a ideia mais consensual de que a vida na Terra teve origem por meio de processos primordiais sob condições inicialmente abióticas”, descreve Orfeu Bertolami.

Regresso ao futuro

Em comunicado, a Ágora, empresa municipal do Porto, nota que Vita Nova assenta no presente e permite uma viagem pelo futuro da ciência, da espiritualidade, da arte e da sociedade em geral, “temas que são explorados pela complementaridade das vozes, imagens e ideias que o habitam”.

Para além do docente e dos estudantes da FCUP, a obra conta ainda com a participação de estudantes da FBAUP, sob coordenação da docente Inês Moreira.

O livro reúne ensaios , histórias e entrevistas divididos por quatro secções temáticas que cruzam perspetivas artísticas, científicas, filosóficas e tecnológicas.

Os restantes contributos chegam de professores e estudantes Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa (UCP) e da Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

As cópias disponíveis do livro podem ser adquiridas gratuitamente através do email [email protected]