O ano novo chinês, comemorado a 25 de janeiro, vai ser celebrado, ao longo do mês, na Universidade Porto, através da realização de três workshops de Tai Chi especialmente destinados aos estudantes da instituição.

A decorrer nos dias 15, 22 e 29 de janeiro, sempre às 19h00, no CDUP-Boa Hora, as sessões serão orientadas por Jorge Magalhães Rodrigues, professor de Tai Chi do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e investigador da U.Porto, responsável pela Instituto Português de Taichi e Chikung.

Em plena época de exames, o objetivo passa então por apresentar o Tai Chi aos estudantes da U.Porto. Afinal, “podem encontrar nesta prática uma ferramenta muito útil para o dia-a-dia e em especial para momentos de maior ansiedade e stress mental como é a época de exames”, explica o professor.

“O Tai Chi dota os praticantes de um controlo e equilíbrio mental que ajuda a combater o stress, a conter a ansiedade, e a melhorar a concentração. São técnicas que estão a ser cientificamente estudadas na Universidade do Porto, havendo já diversos estudos publicados e galardoados internacionalmente”, acrescenta Jorge Rodrigues.

As sessões serão orientadas por Jorge Magalhães Rodrigues, professor de Tai Chi do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e investigador da U.Porto. (Foto: CDUP-UP)

Como participar?

A iniciativa arranca então a 15 de janeiro, com o workshop Shaoyin Ba Duan Jin, no qual será apresentada – de forma teórica e prática – a sequência de exercícios “Os 8 Brocados de Seda”. No dia 22 de janeiro é a vez de Yi Jin Jing, um workshop dedicado à sequência de exercícios “Tratado de renovação dos músculos e tendões. Por último, no dia 29 de janeiro, terá lugar o workshop Shaoyin Taijijian 30-movimentos, que se baseia na prática da forma “espada terapêutica do fogo e da água”.

As sessões são gratuitas para todos os utilizadores do Programa UPFit. Para os não membros, o custo varia entre os 3,50 euros (estudantes, docentes, não docentes, investigadores e alumni da U.Porto) e os 4,90 euros (público externo).

Recorde-se que o Tai Chi é uma das modalidades que integram o Programa UPFit do CDUP-UP. As sessões decorrem à segunda e terça-feira e procuram ajudar os participantes a melhorar a qualidade de vida, combatendo o stress, fortalecendo os músculos, melhorando o equilíbrio, a coordenação e a respiração.