Entre os seguidores da Universidade do Porto nas redes sociais predominam as mulheres e os jovens. (Foto Egídio Santos / U.Porto)
300 mil. É com este “número mágico” que a Universidade do Porto acaba de reforçar o estatuto de instituição de ensino superior nacional com maior presença nas principais redes sociais, liderança essa refletida no número de seguidores das páginas oficiais da U.Porto no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Youtube.
Pioneira na utilização das redes sociais entre as universidades portuguesas, a Universidade do Porto estreou-se neste universo em março de 2009, com a criação das suas páginas oficiais no Facebook e no Twitter. Começava aí uma aposta que, quase uma década depois, constitui hoje um vetor fundamental na estratégia de comunicação e posicionamento online da marca U.Porto.
Entre os mais de 300 mil seguidores que contactam diariamente com a Universidade destacam-se os mais de 133 mil fãs (133.700*) que a U.Porto acumula hoje no Facebook. Com um crescimento de mais de dez mil fãs só nos últimos seis meses, a página oficial da U.Porto na mais popular rede social do mundo afirma-se como canal privilegiado de comunicação com a comunidade. Para além das últimas novidades do “mundo U.Porto”, é ali possível encontrar espaços de “diálogo” com os fãs, incluindo conteúdos especialmente direcionados para a interação (“lives”, passatempos, partilha de fotografias, etc.). Exemplo disso é o post de divulgação da 1.ª fase de candidaturas ao Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2018/2019, que, em apenas duas semanas, contabilizou mais de 220 mil pessoas alcançadas, 457 comentários, 744 partilhas e mais de de 3200 “gostos”.
Exponencial tem sido também a afirmação da U.Porto no Instagram, a rede social que mais tem crescido em Portugal nos últimos dois anos e na qual a Universidade foi também a primeira instituição de ensino portuguesa a criar conta oficial, em novembro de 2014. De então para cá, a U.Porto já superou a barreira dos 20 mil seguidores (20.328*), posicionando-se no top 75 mundial de instituições de ensino com maior presença naquela rede social, de acordo com o ranking elaborado pela Iconosquare. Entre as publicações e os “Instagram Stories”, o Instagram da U.Porto mostra a vida universitária e o dia-a-dia da comunidade académica da Universidade, focando-se sobretudo no público entre os 18 e os 24 anos.
Para o retrato da “U.Porto 2.0” contribuem também os 80.670* seguidores que acompanham a Universidade em modo “280 caracteres” no Twitter. Ou então os 64.542* seguidores que estão ligados à U.Porto na LinkedIn, a rede social profissional por excelência. Nota ainda para os 2.752* subscritores que acompanham os vídeos disponibilizados pela U.Porto no Youtube.
Numa radiografia mais pormenorizada ao púbico que acompanha e interage com a U.Porto nas redes sociais percebe-se que a grande maioria dos seguidores são mulheres (60% no Facebook e no instagram) e provenientes de uma faixa etária mais jovem (75% têm entre 18 e 34 anos). Relevante é também a sua dispersão geográfica, com especial destaque para o Brasil, que concentra praticamente um quinto dos fãs (26 095) do Facebook e um quarto dos seguidores no Instagram.
Na comparação com as outras universidades portugueses, a U.Porto lidera o “top” das instituições com maior presença no Facebook, logo seguida pela Universidade de Coimbra, cuja página contabiliza atualmente cerca de 128 mil fãs. O mesmo acontece no Instagram, onde a U.Porto lidera confortavelmente, superando as universidades de Coimbra (13 mil seguidores), Aveiro (9 mil), Lisboa (7.500) e Minho (6.400). A U.Porto lidera ainda no Twitter, onde regista um número de seguidores seis vezes superior à instituição de ensino que se segue (Universidade de Aveiro), e no LinkedIn, posicionando-se à frente das universidades de Coimbra (57.620) e Minho (54.270).
Da responsabilidade do Serviço de Comunicação e Imagem da Reitoria, a presença da U.Porto nas redes sociais é ainda reforçada pelas páginas oficiais das faculdades e outros organismos que operam na órbita da Universidade.
* Dados obtidos às 12h00 do dia 5 de fevereiro de 2018.