Pela primeira vez, as 16 instituições de ensino superior que integram o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) abrem as suas portas para, em conjunto, assinalarem, a 18 de novembro, o Dia Europeu do Património Académico. A iniciativa é da Comissão Especializada de Cultura do CRUP, ativada pela Universidade Porto durante o primeiro Encontro Nacional Universidade e Cultura, realizado em dezembro passado.

Do continente às ilhas, mais de cinco dezenas de eventos prometem revelar histórias sobre o património académico. Na U.Porto, o convite é para começar às 9h30 da manhã, com uma visita guiada a 50 maquetes do espólio da Fundação Instituto Marques da Silva.

Duas horas depois, às 11h30, o convite passa por pôr As mãos na terra, título da iniciativa que desafia os participantes a colaborar na preservação e conhecimento do património natural que integra o museu vivo que é o Jardim Botânico da Universidade do Porto. Os interessados podem inscrever-se através do e-mail  [email protected]

Da parte da tarde, a partir das 14h30, as celebrações mudam-se para o edifício da Reitoria da U.Porto, a reboque das “histórias que contam a história” da “casa mãe” da Universidade. Para desvendá-las, basta acompanhar a visita orientada pela historiadora de arte Susana Pacheco Barros que irá passar por espaços emblemáticos como a escadaria principal, o salão nobre, a sala do conselho e a biblioteca do Fundo Antigo deste histórico edifício.

Para quem não visitou, esta será também uma oportunidade para ficar a conhecer a exposição José Rodrigues, o Guardador do Sol, patente na Casa Comum, e que assinala os 85 anos do nascimento do escultor portuense, antigo estudante e professor da Escola Superior de Belas Artes do Porto, antecessora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A visita será conduzida por um dos curadores, Alexandre Lourenço. As inscrições fazem-se através do e-mail [email protected].

Para celebrar o Dia Europeu do Património Académico a Casa-Museu Abel Salazar também propõe uma visita orientada à sua exposição permanente e à exposição temporária “Clube Recreativo: a Caricatura no percurso académico de Abel Salazar”. Esta mostra procura destacar a produção de caricaturas, uma das dimensões menos conhecidas na multifacetada obra do patrono desta instituição. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected].

A Cultura em prol um mundo “mais inclusivo, tolerante e democrático”

Esta celebração inédita do Dia Europeu do Património Académico surge num contexto em que, como destaca Fátima Vieira, da Presidência da Comissão Especializada de Cultura do CRUP, compete às universidades disponibilizar “instrumentos para a compreensão do mundo, tornando-o um lugar mais inclusivo, tolerante e democrático”.

A também vice-reitora com o pelouro da Cultura da U.Porto acrescenta que só assim “se constroem as bases de uma comunidade que imagina, questiona, explora e se interessa pelo Outro”, consolidando “valores sociais, ecológicos e de cidadania”.

A preservação e divulgação do património académico tangível e intangível são objetivos da Rede Universeum (European Academic Heritage Network) que lançou o desafio às universidades para que partilhem as suas histórias. A Universeum defende o acesso e a promoção de coleções universitárias, museus, arquivos, bibliotecas, jardins botânicos, observatórios astronómicos, etc.

Como participar?

As iniciativas inseridas nas comemorações do Dia Europeu do Património Académico são de participação gratuita, bastando fazer a inscrição através dos endereços de e-mail referidos acima.

Em todo o país, as instituições de ensino superior prepararam mais de cinco dezenas de eventos. O programa nacional pode ser consultado aqui.

Recorde-se que o primeiro Encontro Nacional Universidade e Cultura foi  promovido pela U.Porto em dezembro de 2020. O segundo encontro realiza-se a 18, 19 e 20 de novembro, desta vez na Universidade Nova de Lisboa.