O programa de fitness da U.Porto (UPFit) engloba mais de 50 atividades para todos os gostos e destinadas ao público em geral. (Foto: CDUP-UP)

Se é verdade que as aulas não começaram e os novos estudantes ainda estão a conhecer os cantos à casa, o mesmo não se pode dizer do UPFit, o programa de fitness da Universidade do Porto, que voltou mais cedo de férias para abrir o novo ano letivo em grande forma. Musculação, Ritmo e Natação são apenas uma amostra do leque alargado de atividades desportivas que a U.Porto disponibiliza à comunidade académica (e não só), através do seu Centro de Desporto (CDUP-UP).

“Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da Comunidade U.Porto através da prática desportiva” é a missão do CDUP-UP, explica Joana Carvalho, pró-reitora para a Qualidade de Vida e Desporto da U.Porto.

É dentro desta lógica que, ao longo do ano, mais de 3000 pessoas – entre estudantes das diferentes faculdades, funcionários, professores e comunidade externa – escolhem entre um leque de 55 modalidades para praticar atividade de fitness de segunda a sábado, com acompanhamento personalizado. Estas já são UPFit. Mas é um número que a U.Porto quer ver a aumentar nos próximos anos. “Queremos que o desporto e a atividade física façam parte do dia-a-dia da nossa comunidade e estamos empenhados para que tal aconteça”, explica a pró-reitora.

Para o novo ano letivo, o programa UPFit disponibiliza sessões de Musculação, Atividades Aquáticas, Danças de Salão, Aulas de Grupo, Tai-Chi, Badminton, Escalada, Desportos de Combate, a decorrer em dois dos três polos da U.Porto: o Polo I – CDUP-Boa Hora (Rua da Boa Hora nº 26) e o Polo II – Faculdade de Desporto e Pavilhão Desportivo Luís Falcão.

Para participar no Programa UPFit, os utilizadores podem adquirir diferentes tipos de cartões. O cartão UPFit Total mensal, total semestral, total trimestral ou total anual permite frequentar todas as sessões de fitness, musculação, natação, dança e corpo e mente.  Qualquer um destes cartões pode ser utilizado de segunda- feira a sábado, nas diferentes instalações do Programa UPFit, sendo que nenhum implica qualquer regime de fidelização.

A cargo do CDUP-UP está também um programa de Desporto Adaptado, com sessões de natação e musculação orientadas por técnicos especializados. Estas sessões devem ser agendadas através de [email protected].

Mais recentemente, e porque não há desporto sem saúde, o CDUP-UP passou também a disponibilizar um um serviço de consultas de nutrição e avaliação da composição corporal,  no âmbito do  Programa UPFit Saúde.

Levar o desporto a todos

Segundo Joana Carvalho, a missão do CDUP-UP passa por “estabelecer a prática desportiva na U.Porto enquanto estratégia para a melhoria da saúde, bem estar e qualidade de vida da comunidade académica aliada à melhoria do desempenho académico dos estudantes”, assim como “aumentar a quantidade e qualidade de programas promovidos pela U.Porto que sensibilizem a comunidade para a prática desportiva”.

É também através do CDUP-UP que os estudantes da U.Porto podem vestir a camisola da Universidade e competir em mais de 50 provas nacionais universitárias. Até porque “consolidar o excelente nível de representação das equipas da U.Porto em competições desportivas como forma de divulgar a ‘marca’ U.Porto é um também um dos grandes objetivos a concretizar”, acrescenta a pró-reitora.

O CDUP-UP disponibiliza ainda uma plataforma online para reserva dos seus espaços desportivos, sendo eles o CDUP-Boa Hora, no centro da cidade, pólo I, o Pavilhão Desportivo Luís Falcão, junto à Faculdade de Engenharia pólo II, e os dois pavilhões do Estádio Universitário, no Campo Alegre, pólo III.

A U.Porto disponibiliza ainda uma ampla gama de instalações desportivas que, na maior parte dos casos, podem ser reservadas pela comunidade para a pratica desportiva. Entre elas incluem-se os espaços do  CDUP-Boa Hora,  no Polo I, centro da cidade; o Pavilhão Desportivo Luís Falcão e as instalações da Faculdade de Desporto, no Polo II – Asprela (Hospital São João); e os dois pavilhões do Estádio Universitário (em renovação ), no Polo III, Campo Alegre

Todas as informações sobre o CDUP-UP e sobre o desporto na U.Porto podem ser consultadas em www.cdup.up.pt, ou através de [email protected].