Mais de 20 autarcas participaram na cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação com a Universidade do Porto. (Foto: Egídio Santos)

A Universidade do Porto acaba de assinar um protocolo de cooperação com mais de 20 câmaras municipais de norte a sul do país. São agora 55 os municípios parceiros da U.Porto, cuja colaboração iniciou em 2015, com os primeiros acordos. O objetivo desta parceria visa apoiar a empregabilidade dos estudantes e recém-graduados e combater a desertificação do interior.

“Muitos destes municípios são de regiões mais interiores de Portugal, debatendo-se com questões de desertificação acentuada, em grande parte motivada pela dificuldade de fixação dos seus jovens. Acreditamos que esta colaboração pode favorecer a empregabilidade dos nossos estudantes, simultaneamente promovendo a sua fixação nestes municípios e regiões, contribuindo assim para a retenção de talento em Portugal e para a defesa da integridade territorial do país”, salienta Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto.

A partir desta parceria, os municípios terão acesso a um banco de currículos de estudantes e diplomados, registados no Gabinete de Apoio ao Estudante e Empregabilidade da U.Porto. O objetivo é que as empresas do concelho possam, com base nesta sinergia, encontrar e recrutar perfis para oportunidades de emprego qualificado nessas regiões.

Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da U.Porto, destacou a importância destes protocolos para a promoção da empregabilidade nestas regiões. (Foto: Egídio Santos)

Também neste âmbito, a Universidade do Porto vai potenciar o desenvolvimento de projetos de investigação, que permitam introduzir inovação nas empresas instaladas nestes concelhos. A aproximação da U.Porto aos 50 municípios vai também permitir, não só a identificação das competências e necessidades mais procuradas pelo mercado empresarial, como também a aplicação de recursos da instituição que podem apoiar o desenvolvimento no concelho.

“Nos próximos anos, perspetivamos uma procura de recursos humanos qualificados elevada. Em cada três jovens, apenas um está no ensino superior. E este problema é de todos. Nós não conseguimos resolver isto sozinhos. Temos de trabalhar cada vez mais próximos. Precisamos da ajuda dos municípios e das instituições para que possamos chegar a uma coesão social e territorial”, comentou Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Sebastião Feyo de Azevedo, Emídio Gomes (UTAD) Salustiano Mato de la Iglesia (UVigo) e Manuel Fontaine (Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto). (Foto: Egídio Santos)

A cerimónia foi também palco para a assinatura de um memorando entre as já parceiras Universidades do Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Vigo, com a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. Esta parceria reflete-se, em breve, na organização conjunta da 4.ª edição da FINDE.U – Feira Internacional de Emprego Universitário, que se realiza online, nos próximos dias 14, 15 e 16 de abril.

Alcanena, Armamar, Baião, Castanheira de Pera, Castelo de Vide, Mação, Mesão Frio, Mogadouro, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Grândola, Ponte de Sor, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Santa Marta de Penaguião, Sardoal, Sousel, Trancoso, Torres Vedras, Trofa, Valongo, Vila Pouca de Aguiar e Vila Venha de Ródão juntam-se, agora, à rede de mais de 50 autarquias parceiras da U.Porto. A cerimónia, realizada na Reitoria da U.Porto, contou com a participação da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, bem como dos Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes, do Reitor da Universidade de Vigo, Salustiano Mato de la Iglesia, e do vice-presidente da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Manuel Fontaine.

Assinatura de Protocolos com Câmaras Municipais//embedr.flickr.com/assets/client-code.js