As aulas do segundo semestre na Universidade do Porto vão arrancar – na generalidade das faculdades – esta segunda-feira, 8 de fevereiro, em regime de ensino a distância, e assim deverão manter-se até 4 de abril, dia de Páscoa. A decisão foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Diretores de Faculdades da U.Porto, e anunciada esta sexta-feira a toda a comunidade académica.

Numa mensagem assinada pelo Reitor, a Universidade justifica a decisão com “a situação epidemiológica que ainda se vive no país” devido à pandemia da Covid-19, e nota que a mesma “vai ao encontro das recomendações e determinações das autoridades de saúde”.

Neste contexto, e até ao período de Páscoa, “as aulas do 2.º semestre continuam a ser lecionadas com recurso exclusivo a meios de ensino a distância, conforme o previsto no Plano de Contingência da Universidade do Porto“, escreve António de Sousa Pereira.

Ensino clínico, estágios e atividades de investigação serão exceções

Na mesma mensagem, o Reitor lembra que “as atividades presenciais permanecem cingidas às exceções abertas pela Direção-Geral do Ensino Superior, no quadro das recomendações às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência”.

Entre as exceções anunciadas “contam-se o ensino clínico e os estágios, em particular os estágios clínicos, bem como o acesso a laboratórios e infraestruturas científicas para a realização de trabalhos de investigação em curso, nomeadamente teses e dissertações”.

Já “as bibliotecas, cantinas e residências vão também manter-se operacionais, de forma a garantir o indispensável apoio social a estudantes e colaboradores da Universidade”.

Evolução favorável da pandemia pode antecipar regresso

António de Sousa Pereira ressalva, contudo, que “caso haja uma evolução muito favorável da situação epidemiológica do país, poderá ser antecipado o regresso ao ensino presencial nas universidades, em moldes a definir pelas autoridades de saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”.

A finalizar o comunicado, o Reitor manifesta “confiança na dedicação, competência e resiliência da Comunidade Académica da U.Porto, que seguramente continuará a garantir, nas difíceis circunstâncias atuais, as condições pedagógicas e científicas necessárias ao bom funcionamento do ano escolar”.

O comunicado completo pode ser consultado aqui.