A partir do próximo ano letivo, em 2020/2021, a Universidade do Porto abre novas portas de acesso aos estudantes de Macau. Através de um acordo assinado esta semana entre a Universidade do Porto, o Instituto Português no Oriente (IPOR) e a Direção dos Serviços do Ensino Superior de Macau (DSES), será criado anualmente um contingente especial de cerca de 100 vagas, distribuídas pelas várias faculdades da U.Porto e destinadas especialmente para estudantes oriundos do antigo território português.

O novo contingente especial engloba quase todos os cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado da U.Porto. A única exceção são os Mestrados Integrados em Medicina da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, que não prevêem a admissão de estudantes internacionais.

O protocolo de cooperação prevê a criação de uma formação de 600 horas em língua portuguesa, obrigatória para todos os estudantes macaenses admitidos na U.Porto. Antes de viajar para Portugal, o estudante deve frequentar 300 horas no IPOR e, uma vez no Porto, terá de concluir a formação. O objetivo é dotar os estudantes de Macau das competências para a frequência do ensino superior em Portugal.

Acordo de cooperação tripartido foi assinado em Macau, a 3 de dezembro de 2019, pela vice-reitora da Universidade do Porto Maria de Lurdes Correia Fernandes (Foto: DR)

Uma ponte entre Portugal e Macau

O acesso de estudantes macaenses às instituições de ensino superior portuguesas é feito pelos resultados de um exame unificado de acesso. Esta via direta surgiu em 2018, com a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Região Administrativa Especial de Macau. O objetivo é simplificar o acesso de estudantes macaenses às instituições de ensino superior de Portugal.

A valorização das relações históricas a culturais entre Portugal e Macau é uma das estratégias para a área de internacionalização da Universidade do Porto. Nos últimos cinco anos, a U.Porto recebeu mais de 40 estudantes macaenses, sobretudo para um período de mobilidade internacional de seis meses ou um ano. Recentemente, a Universidade do Porto acolheu uma comitiva da Universidade de Macau, num conjunto de encontros que visam aproximar as duas instituições, no ensino e investigação.