Atividades interativas para todas as idades, conferências, atuações de tunas e um encontro com o mais celebrado arquiteto português. De 21 a 24 de abril, estes são apenas alguns dos motivos para visitar a Mostra da Universidade do Porto 2022, a decorrer, pela primeira vez, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Durante quatro dias, as diversas faculdades, centros de investigação e outros serviços da U.Porto mudam-se então para Gondomar, levando consigo atividades para todos os curiosos que queiram descobrir mais sobre a Universidade.

Centenas de docentes, técnicos e estudantes estarão disponíveis para receber os visitantes e, assim, esclarecer as dúvidas dos pré-universitários sobre o plano curricular, as experiências extracurriculares e as oportunidades internacionais durante o percurso académico.

Num percurso pelos stands das diferentes faculdades e centros de investigação da Universidade, será possível participar em dezenas de atividades interativas de experimentação e demonstração científica.

Aulas práticas de pintura e desenho, experiências de produção de medicamentos e cosméticos, demonstrações de manobras de Suporte Básico de Vida, quizzes sobre geografia e exibições de robôs e submarinos são algumas das atividades ao dispor de todos os que passarem pela Mostra 2022.

Música, um julgamento e um encontro com um Pritzker

Além das atividades a decorrer em permanência nos stands da Mostra, há também um programa de eventos pontuais que irão assegurar  a animação no espaço do certame. Entre eles incluem-se as atuações de diversos grupos académicos (tunas, grupos de fado, entre outros), a simulação de um julgamento, a cargo da Faculdade de Direito (FDUP), conferências sobre Saúde, Psicologia do Desporto e Engenharia Civil, ou a inauguração de uma exposição organizada pela Faculdade de Arquitetura (FAUP).

É também de arquitetura – mas não só – que se vai falar na aula que o arquiteto Álvaro Siza vai protagonizar ao final da tarde (17h30) do dia 23 de abril (sábado). Trata-se de uma oportunidade única para conhecer, na primeira pessoa, o percurso do Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP) e primeiro português distinguido com o Prémio Pritzker, galardão equiparado ao “Nobel da Arquitetura”

A pensar nos estudantes que vão candidatar-se ao Ensino Superior…

.. e nas respetivas famílias, a Mostra 2022 incluirá ainda diversas sessões de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior, a decorrer ao longo dos três primeiros dias (quinta-feira, sexta-feira e sábado).

Para domingo, dia 24 de abril, está reservada ainda uma conferência sobre a transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior e outra sobre os apoios sociais no mesmo.

A participação nas palestras sobre Psicologia de Desporto, nas sessões de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior e nas sessões sobre os serviços de apoio social da Universidade do Porto, é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Transporte gratuito até à Mostra

De forma a garantir que todos possam ter a oportunidade de ir à Mostra 2022, a U.Porto irá disponibilizar serviço de transporte gratuito e permanente até ao Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Os shuttles terão partida em quatro pontos do Porto: no Planetário do Porto (no Campo Alegre), no Parque de Estacionamento da Faculdade de Engenharia da U.Porto (Rua D. Frei Vicente da Soledade e Castro), na estação de metro do Estádio do Dragão e na estação de Campanhã (Rua da Estação). Os horários podem ser consultados aqui.

A Mostra da U.Porto tem entrada livre e estará de portas abertas das 10h00 às 19h00 na quinta e sexta-feira, das 11h00 às 19h00 no sábado e das 11h00 às 18h00 no domingo.

Mais informações disponíveis em mostra.up.pt.