No stand da U.Porto, os estudantes puderam encontrar informação detalhada sobre tudo o que envolve estudar na Universidade. (Foto: DR)

Promover a oferta formativa da instituição junto dos estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de descobrirem a universidade portuguesa mais procurada pelos estudantes do Ensino Superior. Foi com essa missão que Universidade do Porto “viajou” até ao Brasil para participar na primeira edição de 2019 do Salão do Estudante, a maior feira de educação internacional da América Latina.

Reunindo dezenas de instituições de 13 países, o Salão do Estudante 2019 arrancou no passado dia 16 de março, em São Paulo, e, até final do mês, passará por um total de oito cidades. A participação da U.Porto nesta edição esteve, contudo, limitada às cidades de São Paulo (16 e 17 de março) e do Rio de Janeiro – nas zonas da Barra (19 de março) e Copacabana (20 de março) e de São Paulo.

À semelhança de edições anteriores, esta presença da U.Porto ao Salão do Estudante saldou-se num sucesso, refletido nas centenas de estudantes que procuraram obter informações junto do stand da Universidade. Para além do contacto com o staff da U.Porto, os visitantes tiveram também a oportunidade de interagir com vários antigos estudantes brasileiros da U.Porto, que aceitaram o desafio de partilhar a sua experiência em Portugal.

Esta “digressão” da U.Porto pelo Brasil incluiu ainda visitas a várias escolas e colégios de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde os alunos puderam esclarecer todas as suas dúvidas sobre u possível percurso académico na Universidade.

À conquista do Brasil

Com esta presença no Salão do Estudante, a U.Porto dá continuidade a um esforço de internacionalização que se tem traduzido na crescente procura que a Universidade tem vindo a registar entre os estudantes brasileiros. Só em 2018/2019, o número de estudantes com nacionalidade brasileira a frequentar a U.Porto ascende a perto de 3500 (2259 de grau e 1065 ao abrigo de programas de mobilidade), número que representa mais de metade do total da comunidade internacional da instituição.

Para estes números contribui a forte aposta da Universidade na criação de condições que permitam facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes brasileiros (que não possuam dupla nacionalidade portuguesa). Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes que pretendam ingressar na Universidade através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais, que serve de “porta de entrada” nos cursos de Graduação –  1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado – da U.Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.

Nos últimos anos, a U.Porto tem registado uma procura cada vez maior entre os estudantes brasileiros. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

Também aqui os números são promissores. Só no ano letivo 2017/2018, mais de 400 estudantes brasileiros ingressaram na U.Porto através desta via de acesso, superando largamente o número de colocados em anos anteriores (7 em 2014/2015, 33 em 2015/2016, 113 em 2016/2017 e 313 em 2017/2018).

Na verdade, não é por acaso que  U.Porto é um destino preferencial para os estudantes brasileiros. Além dos fortes laços culturais que unem Portugal e Brasil, a excelência do ensino e investigação e as experiências de sucesso relatadas por outros estudantes brasileiros  constituem fatores cruciais para a escolha dos estudantes. Por outro lado, a própria cidade, considerada um dos melhores destinos da Europa, constitui um porto seguro, com ótima qualidade de vida, permite estudar na Europa sem mudar de idioma e a um custo muito acessível.