Estudantes Brasileiros U.PortoQuarenta estudantes brasileiros vão, durante o próximo ano letivo, realizar um período de estudos em universidades europeias ao abrigo do programa de bolsas internacionais Euro-Brazilian Windows +, coordenado pela Universidade do Porto.

Para apresentar estes estudantes à realidade europeia, a U.Porto preparou um programa de boas-vindas que irá decorrer durante os próximos dois dias, 1 e 2 de setembro, no E-learning Café – Botânico.

As boas-vindas serão dadas logo no arranque do dia 1 pela Vice-Reitora da U.Porto para as Relações Exteriores e Cultura, Maria de Fátima Marinho. Será a introdução para dois dias de palestras sobre a experiência académica e a vida social na Europa.

As formações vão incidir sobre técnicas de apoio ao estudo, métodos de gestão do stress, competências valorizadas por recrutadores profissionais, gestão eficaz das finanças pessoais, como viver com o multiculturalismo e outras questões práticas do funcionamento das bolsas EBW+.

Financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Erasmus Mundus, o projeto Euro-Brazilian Windows + é composto por 20 instituições de ensino superior brasileiras e europeias, coordenadas pela Universidade do Porto.

Tendo por objetivo fomentar a cooperação entre as universidades brasileiras e europeias, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento socioeconómico do Brasil, o projeto prevê 151 mobilidades do Brasil para a União Europeia.

Com estas bolsas, estudantes, investigadores e docentes podem realizar um período de estudos, pesquisa ou trabalho, respetivamente, numa das 10 instituições europeias que fazem parte deste consórcio de universidades.