Aproveitando a aproximação do Carnaval, época de diversão e fantasia, a Universidade do Porto promove, de 3 a 5 de março de 2014, um programa de oficinas e experiências especialmente pensado para crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

Um dos palcos das atividades vai ser o Edifício Histórico da Reitoria (Praça Gomes Teixeira) que, ao longo de dois dias, entre as 10h00 e as 17h30, será o cenário para a construção de “aranhas biónicas”, de óculos de “cientista” e de muitas outras invenções e engenhocas que farão as delícias dos mais novos. A ideia é aprenderem como, de um modo simples e com materiais que podem facilmente encontrar em casa ou comprarem na loja mais próxima, podem construir máquinas e outras “engenhocas”, percebendo ao mesmo tempo os princípios teóricos que estão por detrás do seu funcionamento.

Já no dia 5 de março de manhã, o Museu de Ciência da Universidade do Porto abre as portas aos “pequenos cientistas”  para uma visita à sala Interativa e à Sala das Energias Renováveis. De tarde, haverá tempo para experiências e descobertas.

A participação nos dias 3 e 4 tem o custo base de 24 euros, ao passo que o dia 5 terá um custo de 12 euros (com 10% de desconto para membros da U.Porto). Os interessados poderão ainda optar pelo pacote de três dias (3, 4 e 5 de março), por 30 euros (também com 10% de desconto para membros da U.Porto). Em qualquer uma das opções, acresce o preço do almoço (opcional), com um custo de 4 euros por dia. O preço base inclui os lanches da manhã e da tarde e seguro dos participantes.

Os interessados em participar devem inscrever-se junto do Departamento de Cultura da Reitoria da U.Porto. mais informações aqui.

Carnaval no Jardim Botânico

De 3 a 5 de março, os mais novos vão também convidados a celebrar o Carnaval enquanto descobrem as histórias das várias árvores do  Jardim emblemático da cidade do Porto. A partir dessa descoberta vão poder construir, a partir de materiais reutilizáveis, uma fantasia ou máscara baseadas numa das árvores do Jardim Botânico do Porto.

A iniciativa conta com o apoio da Universidade Júnior. Inscrições e mais  informações aqui.