O convite é já para o próximo dia 17 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30, e o evento acontece no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Retomando a antiga tradição dos bailes de Entrudo, e com música ao vivo, o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP) promove o primeiro baile de danças sociais tradicionais portuguesas do ano.

O  baile apresenta-se como um momento de celebração da dança informal como meio de partilha de saberes, culturas e vivências, mas não só. É uma festa que antecede o período de contenção e introspeção da Quaresma. Daí que esta seja a altura perfeita para recuperar a antiga tradição de, simplesmente, celebrar a alegria e o excesso do Entrudo.

Neste Carnaval antecipado da U.Porto, a música vai ficar a cargo da Orquestra do NEFUP, a que se juntarão em “palco”  alguns convidados especiais. É o caso do Rancho Típico de São Mamede de Infesta, que terá a oportunidade de partilhar algum do seu repertório musical e de dança.

Quem tem também presença obrigatória? Quem são os parceiros da dança e da folia? Entrudos, matrafonas, comadres e compadres, caretos e, claro, mascarados.

Pôr a cidade a dançar

Através desta iniciativa, o NEFUP pretende divulgar e reavivar, na cidade do Porto, a tradição do baile com música ao vivo, devolvendo aos seus habitantes a oportunidade e o espaço que, entretanto, foi sendo ocupado por bailes de forró, quizomba ou salsa, entre outros.

No âmbito do trabalho de investigação realizado para o projeto As contradanças e quadrilhas enquanto património cultural imaterial da região duriense, o NEFUP identificou um conjunto de danças sociais praticadas ao longo do século XX, em bailes informais, um pouco por todo o país. Falamos de valsas, mazurcas, polcas, fadinhos, contradanças, quadrilhas, marchas, chulas, choutiças, passe quatres, entre outras.

São precisamente as melodias e ritmos das danças sociais tradicionais portuguesas que a Orquestra do NEFUP tem vindo a privilegiar no seu repertório. Para o baile de dia 17, o programa incluirá a interpretação de temas do CD Contradanças e Quadrilhas Durienses (lançado em 2021, com o livro homónimo), bem como outros que a Orquestra foi recolhendo e divulgando nos espetáculos temáticos.

Os bailes organizados pelo NEFUP inserem-se no projeto Dança(em)Dança, que tem como principais objetivos promover a diversificação da oferta cultural na cidade do Porto e permitir que diferentes públicos possam ter acesso à experiência da dança.

Ao longo dos já 40 anos de existência, o NEFUP vem assumindo a dança tradicional portuguesa como uma das áreas centrais de investigação e divulgação.

A entrada no baile é gratuita e aberta a toda a comunidade.