idosa1A Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) organiza bienalmente o Congresso Português de Avaliação e Intervenção em Gerontologia Social, que no presente ano será subordinado à temática Longevidade Avançada.

Baseando-se na pertinência da temática da longevidade avançada, o programa do VI Congresso Português de Avaliação e Intervenção em Gerontologia Social procura dar a devida visibilidade às circunstâncias dos nossos muito velhos, discutindo o fenómeno de aceleração do envelhecimento demográfico, as políticas públicas para um Portugal muito envelhecido, a intervenção médica junto das pessoas com idade muito avançada, e as particularidades da população centenária.

A estes temas que constituem foco central das conferências, associam-se mesas temáticas pluridisciplinares que vão da intrínseca relação Corpo e Longevidade, dos Cuidados à População Muito Idosa e da Economia e Indústria do Envelhecimento, às especificidades da Investigação realizada com os Muito Idosos.

O congresso terá lugar no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto), nos dias 8 e 9 de outubro de 2015. Paralelamente, nos dias 2 e 7 de outubro irão realizar-se Seminários, que pretendem promover a discussão e a reflexão acerca de oportunidades de financiamentos na área do envelhecimento e de intervenções inovadoras dirigidas à população mais idosa.

Profissionais e estudantes podem participar no evento com a apresentação de posters e publicação de artigo nas Actas de Gerontologia. Mais informações disponíveis em www.unifai2015.com.