São mais de 80 peças que “contam” a história da prática e do ensino da Química em Portugal e podem ser descobertas, desde o passado dia 6 de abril, no renovado Laboratório Ferreira da Silva, o novo ex-libris do Polo Central (Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Resultado de um investimento ambicioso que permitiu recuperar o mesmo aspeto do espaço aquando da sua inauguração, em 1910, o agora Laboratório-museu propõe então uma viagem pela história da Química, na “companhia” de  dezenas de instrumentos científicos, frascos com produtos químicos, amostras minerais, utensílios de laboratório, livros e mobiliário.

Pelo caminho, é possível conhecer um pouco mais sobre a figura de António Ferreira da Silva, fundador do Laboratório, antigo professor e diretor da Faculdade de Ciências (FCUP), e “pai” da Toxicologia Forense no nosso país.

O Laboratório Ferreira da Silva pode ser visitado no Edifício Histórico da U.Porto, com entrada pela fachada sul (à Cordoaria), de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com a última entrada às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, o horário será das 10h00 às 13h00. A entrada é livre (ainda que limitada a 10 pessoas) e gratuita.

Quem não puder visitar o espaço pessoalmente, poderá fazê-lo, de forma virtual, aqui.