Fernando Remião recebe o Troféu Universitário de Clubes por Hugo Carvalho, administrador da FADU.

Fernando Remião recebeu o Troféu Universitário de Clubes das mãos de Hugo Carvalho, administrador da FADU.

A Universidade do Porto viu reconhecido mais um ano de ouro no desporto universitário com a conquista de três prémios – Melhor Treinador, Melhor Atleta masculino e Melhor Equipa feminina – em cinco possíveis durante a 8.ª Gala do Desporto Universitário promovida pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), um evento que juntou na Aula Magna da Universidade de Lisboa aqueles que mais se destacaram no desporto universitário nacional durante a última temporada.

Ivan Baptista é o Melhor Treinador do Ano.

Ivan Baptista foi reconhecido como Treinador do Ano graças ao título europeu e aos títulos nacionais alcançados ao comando das equipas de Futebol 7 e Futebol de Praia feminino. “Um trabalho de 5 anos que temos vindo a desenvolver e que finalmente nos deu o resultado e reconhecimento ambicionado”, destacou o treinador, que deixou também  uma palavra de apreço à equipa e “um especial agradecimento ao Bruno Almeida (diretor do Centro de Desporto da U.Porto) pelo apoio incondicional e pelo esforço para que nunca nos faltasse nada ao longo deste percurso”.

Na categoria de Melhor Atleta masculino do ano a luta também era muito forte entre nos nomeados, mas foi o estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP), Pedro Catarino, que levou a melhor, graças aos resultados obtidos no Europeu e Nacional Universitário de Basquetebol 3×3 e no Nacional Universitário de Basquetebol. “Este prémio é sobretudo coletivo, é da equipa de Basquetebol 3×3 da U.Porto e da equipa de Basquetebol da AEFADEUP. Sem eles eu não conseguiria vencer nada”, afirma o atleta.

O prémio para a Melhor Equipa do Ano era um dos mais esperados da noite. No setor feminino o galardão veio também para a Universidade do Porto, que tinha duas equipas entre os nomeados (Futebol 7 e Rugby 7). No final, foi a equipa de Futebol 7 feminino, campeã europeia e nacional universitária, que levou a melhor. A capitã de equipa, Sofia Rios, subiu ao palco para erguer o troféu e prestar os agradecimentos ao treinador, equipa e à U.Porto.

Futebol de 7 feminino é a Melhor Equipa do Ano, prémio recebido por Sofia Rios.

Sofia Rios, capitã da equipa de Futebol de 7 feminino, foi considerada a Melhor Equipa do Ano.

A Universidade, que contava oito das 25 nomeações para a Gala, recebeu ainda pelo quinto ano consecutivo o Troféu Universitário de Clubes, pelos 11 338 pontos conquistados nas competições nacionais universitárias nas mais diversas modalidades. Um troféu entregue ao Pró-Reitor para Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião, que aproveitou para agradecer a participação de todos os estudantes da Universidade e fez um apelo às instituições de ensino superior para que continuem apostar no desporto universitário, acrescentando que “na U.Porto estamos a criar sementes para que o desporto universitário seja uma componente indispensável no percurso académico do estudante”.

Os restantes prémios também vieram para o Norte. Joana Cunha, atleta de Taekwondo e estudante do IPP, recebeu o galardão de Melhor Atleta feminino do Ano. Já a equipa de Andebol masculino da Universidade do Minho foi considerada a Melhor Equipa masculina.

A 8.ª Gala de Desporto Universitário contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro. O destaque vai também para a presença do presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Claude-Louis Gallien, e do presidente da Associação Europeia do Desporto Universitário, Adam Roczek.