Sensibilizar a comunidade para as questões da sustentabilidade do planeta, a partir de uma iniciativa que propõe um dia sem carros no campus da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP). Foi essa a ideia vencedora do Concurso “Mais Ideias Sustentáveis” 2021, promovido pelo Comissariado de Sustentabilidade da FEUP.

Lançado por Nuno Lourenço, colaborador da FEUP há mais de uma década, o desafio da proposta vencedora passa por “tirar as pessoas da sua zona de conforto e – por um dia apenas – convidá-las a experimentar as alternativas ao transporte individual que existem ao seu dispor”. Até porque, continua, “às vezes, basta um incentivo para despoletar uma mudança comportamental que conduza a uma cultura de mobilidade mais sustentável e, com isso, à melhoria da qualidade de vida de todos nós”.

A iniciativa permitirá assim alertar para necessidade de adoção de meios de transporte com menor pegada de carbono e pressupõe a adesão da comunidade da FEUP ao Dia Mundial sem Carros que se assinala a 22 de setembro.  Custará assim tanto, por um dia, sair da rotina e fazer algo diferente? “Não hipotecar o futuro das gerações futuras requer um esforço coletivo no presente”, acredita Nuno Lourenço.

Aposta na sensibilização

E é viável vir para a FEUP de transportes públicos diariamente? Nuno Lourenço assume que é uma pergunta difícil de responder sem estar na posse de todos os dados que seria preciso avaliar, mas defende que a oferta dos transportes públicos não é estática e, com maior ou menor dificuldade, conseguirão adaptar-se, desde que a procura o justifique.

“Os investimentos planeados para o Metro e o reinvestimento previsto nas infraestruturas de caminho-de-ferro, entre outras políticas que têm vindo a público, também vem dar suporte a essa ideia”, atesta o defensor de “um dia sem carros na FEUP”. Mas admite que, “para aumentar a adoção dos transportes públicos, é necessário minimizar os constrangimentos através do aumento das ligações, de uma maior abrangência da rede e de horários adaptados e regulares”.

E se é verdade que o uso do automóvel “está muito enraizado culturalmente na nossa sociedade e, para muitos dos jovens adultos um carro é sinónimo de independência ou irreverência”, Nuno Lourenço sugere apostar em campanhas de sensibilização onde os estudantes sejam envolvidos desde o início: na definição de iniciativas, ações ou eventos, por forma a aumentar as probabilidades de sucesso.

“Um exemplo para dar” em nome da sustentabilidade

Todos os anos, o Comissariado de Sustentabilidade da FEUP promove o concurso para se eleger a ideia mais sustentável, tendo implementado já algumas destas ideias vencedoras.

“Quer pela dimensão da nossa comunidade, quer pelo papel preponderante que tem no desenvolvimento da região e do país, a implementação destas ideias oferece assim uma maior garantia de que os resultados se repliquem e disseminem, aumentando assim o seu impacto. Nesta matéria, todos temos um papel para desempenhar e um exemplo para dar”, concretiza Ana Carla Madeira, do Comissariado de Sustentabilidade.

Em causa está o incentivo à adoção de novas atitudes e encurtar distâncias face às exigentes metas preconizadas pela ONU em matéria de sustentabilidade e que “interessa ajudar a encurtar enquanto comunidade”, conclui a responsável.