A UDream é conhecida por realizar os sonhos de crianças e famílias com problemas de saúde graves. (Fotos: UDream)

Finalista pelo segundo ano consecutivo, a UDream venceu a categoria PVU Comunicação – que distingue o melhor vídeo de candidatura – dos Prémios de Voluntariado Universitário (PVU), iniciativa que reconhece os melhores projetos promovidos por estudantes do ensino superior, que se destaquem pelo seu impacto significativo para a sociedade.

Criada em 2013, aquela que é a primeira empresa social júnior em Portugal começou pelas mãos de estudantes da Universidade do Porto, mas conta já com a participação de UDreamers (voluntários) de Braga e Aveiro. A essência do projeto começou por se focar na concretização de sonhos de crianças e respetivas famílias, que enfrentem problemas de saúde, mobilizando, para isso, diversos interlocutores, nomeadamente instituições de saúde e de apoio social, jovens universitários, famílias e empresas. Atualmente, a UDream desenvolve formação de voluntários e presta serviços de consultoria a mais de 25 empresas portuguesas nas áreas dae inovação e empreendedorismo social.

Desenvolvido por UDreamers, o vídeo que conquistou o PVU Comunicação 2017 faz um pequeno resumo das características do projeto e mostra alguns dos sonhos já concretizados e registados pela UDream. No trabalho que desenvolvem, os voluntários envolvem-se profundamente com as crianças e famílias que apoiam e, durante três ou quatro meses, acompanham-nas no seu ambiente domiciliário. Neste contexto, é identificado o sonho a curto prazo que é possível realizar.

Os 1.000 euros atribuídos à UDream vão apadrinhar o sonhos de duas crianças de Aveiro.

Promovidos pelo Santander Universidades, os Prémios de Voluntariado Universitário foram anunciados e entregues no passado dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado. Para além da UDream, a lista de finalistas incluía mais dois projetos ligados à U.Porto.