Mais de um quarto chegam do Brasil, mas entre as línguas que se fazem ouvir nas 14 faculdades da Universidade do Porto destacam-se também o espanhol, o italiano, o árabe ou o mandarim. Ao todo, são mais de 50 as nacionalidades representadas nos mais de 2000 estudantes que a U.Porto acolhe no ano letivo 2022/2023, ao abrigo de programas internacionais de mobilidade no ensino superior.

Numa altura em que ainda estão por fechar os números relativos a 2022/2023, a U.Porto regista já um total de 2091 mobilidades de estudantes IN para o presente o ano letivo. Destes, cerca de 800 chegam no próximo mês de fevereiro para fazer a sua mobilidade no segundo semestre.

Os números deste ano ganham uma relevância extra num contexto em que ainda se fazem sentir os efeitos da pandemia de COVID-19. Na verdade, é a primeira vez, desde o ano letivo 2019/2020 – em que acolheu 2299 estudantes de mobilidade -,  que a Universidade supera a marca das 2.000 mobilidade IN, superando as 938 registadas em 2020/2021 e as 1928 de 2021/2022.

A U.Porto reforça assim a tendência de recuperação que, se tudo correr como previsto, lhe permitirá aproximar do recorde fixado no ano letivo 2018/2019, em que acolheu 2657 estudantes de mobilidade.

Entre as nacionalidades mais representadas no “contingente” internacional deste ano destaca-se então o Brasil, com 584 estudantes, seguido pela Espanha (282) e pela Itália (274).

Alemanha (177), França (110), Polónia (90), República Checa (62), Países Baixos (47), Bélgica (37) e Finlândia (32) são outras nacionalidades em destaque numa listagem que inclui ainda a China, Egito, Etiópia, México, Tailândia ou Sri Lanka, num total de 52 países representados.

Nota também para os 19 estudantes portugueses que optaram por deixar as suas instituições de origem para cumprir um período de estudos na U.Porto ao abrigo do Programa Almeida Garrett.

O Brasil e os países da União Europeia são os mais representados entre os estudantes de mobilidade da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Boas-vindas à distância

À semelhança do que aconteceu nos últimos dois anos, a Universidade decidiu “antecipar” a chegada dos novos estudantes de mobilidade com um programa de receção online, organizado pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto .

A decorrer até ao próximo dia 31 de janeiro em formato online, a quarta edição da Pre-Arrival Week tem como objetivo promover um primeiro contacto entre os estudantes de mobilidade IN e a instituição, assegurando assim um soft landing e uma rápida integração na Universidade e na cidade.

No total, a iniciativa prevê a dinamização de dez sessões online, para a qual está já a assegurada a participação de 1458 estudantes inscritos. Para além de receberem informações sobre o funcionamento da U.Porto, os participantes podem ainda frequentar um “crash course” de Português, participar numa Pausa Ativa orientada pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), ou conhecer as atividades da ESN Porto.

Nestas sessões, vão ainda partilhar-se ainda dicas/conselhos sobre como ultrapassar as dificuldades que poderão surgir durante a mobilidade. Pelo meio, a psicóloga Rita Começanha, dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) vai apresentar um conjunto de soft skills úteis para a adaptação e integração dos estudantes. Já os Linking Students da Faculdade de Economia (FEP) vão conduzir uma “aula” sobre como poupar dinheiro durante a experiência de mobilidade.

A sessão liderada pela equipa da ESN-Porto foi uma das mais procuradas pelos novos estudantes de mobilidade da U.Porto. (Foto: DR)

Esta semana preparatória será complementada com as habituais Reuniões de Registo, onde os estudantes terão direito a um acolhimento personalizado – presencial ou online – e receberão mais informações sobre a Universidade e a cidade do Porto.

Estas reuniões terão lugar – no caso do formato presencial – no edifício da Reitoria e incluirão a entrega de cartão de estudante e do kit de boas-vindas à instituição.