É um Festival com vista para o mar (tema central do evento), mas não só. Quer fazer imaginar, projetar. Quer incentivar a criação de um mundo mais inclusivo e sustentável. E como é que isto se faz? Através de filmes, claro. Mas não só. Há oficinas, para “pôr a mão na massa”, debates para despertar consciências e um Prémio Impacto, atribuído pela Universidade do Porto, para promover a ação. Depois do warm up, que arrancou na Casa Comum (à Reitoria) da U.Porto, está aí a 7.ª edição do Indie Júnior – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto.

De 23 a 29 de janeiro, há uma vasta programação para conhecer em vários espaços da cidade e da Universidade. Ao todo são mais de 50 filmes, entre ficção, documentário e animação, com propostas oriundas de 18 países.

Para além do mar, o Festival vai abranger um leque diversificado de temas como as alterações climáticas, o aborto, relações familiares em situação de pobreza e o luto. Neste último caso, de que forma como o cinema e arte podem ser ferramentas importantes para fazer o luto? Está feito o convite para vir até à Casa Comum da U.Porto, quinta-feira, dia 26 janeiro, às 11h00.

A partir do filme Guaxuma, de Nara Normande, o público será transportado para as memórias da infância da realizadora com a sua, entretanto falecida, melhor amiga. Vai-se falar-se sobre o luto na infância introduzindo um elemento novo, a arte, e tentando perceber até que ponto o seu poder reparador permite vivenciar de forma mais saudável a perda e o luto durante a infância.

“Guaxuma”, de Nara Normande. (Foto: DR)

Imaginar um futuro mais sustentável

Também a 26 janeiro, mas das 14h00 e 18h00, Vamos Imaginar uma Cidade Sustentável na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP). A proposta passa por imaginar como pode ser a vida natural das cidades, tendo como ponto de partida o Jardim Botânico da U.Porto.

Embora situado no centro da cidade, este espaço proporciona o contacto com uma diversidade de plantas e animais, ajudando a compreender a importância da biodiversidade que nos rodeia. Pelo impacto da ação humana, nomeadamente a poluição atmosférica, aquática e sonora, esta biodiversidade encontra-se, cada vez mais, ameaçada.

Esta oficina, que vai levar os participante à descoberta do Jardim, ajudará a refletir sobre como poderemos preservar a biodiversidade, tornando a cidade mais sustentável.

A entrada é livre, mediante inscrição prévia através do e-mail [email protected].

Jardim Botânico da U.Porto. (Foto: DR)

Homo Biologicus

Um dos principais fatores que contribui para a existência de uma cidade mais sustentável é a sua rede de transportes. Por isso, nesta oficina, os participantes vão ser desafiados a refletir sobre o impacto da ação humana, a importância de preservar a natureza, particularmente os recursos naturais, a imaginar e conceber meios de transporte ecológicos. Como? Reutilizando materiais produzidos no jardim, e outros materiais reciclados.

Esta oficina decorre no sábado, dia 28 de janeiro, às 10h30, também na Galeria da Biodiversidade.

Prémio Impacto

À semelhança do que aconteceu na edição anterior do Indie Júnior, a U.Porto vai ainda atribuir um prémio, no valor de 1.000 euros, ao filme que, como o título indica, provoque um impacto na sociedade. Que se destaque pelos valores e mensagens que transmite, de forma a alavancar projetos mobilizadores.

Sendo o cinema uma poderosa “ferramenta de comunicação artística”, para além de oferecer pontos de vista, “traduz experiências, promove valores e influencia a nossa forma de pensar e agir”, afirma Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto com o pelouro da Cultura.

Este Prémio Impacto tem por objetivo distinguir um filme “que mostre como estamos todos interligados”, mas não só. Fátima Vieira sublinha que o prémio pretende promover um trabalho que “desafie convenções, ative a imaginação e suscite mudanças de perceção da nossa vida – que mostre que somos responsáveis uns pelos outros e inspire a ação”, acrescenta Fátima Vieira.

O júri do galardão será constituído por dois estudantes do ensino secundário e três elementos da U.Porto.