Encontram-se abertas as candidaturas à sexta edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto, iniciativa que tem como objetivo promover e reconhecer o esforço dos docentes e investigadores da instituição nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento para as atividades de investigação científica.

Em jogo na edição deste ano do galardão está novamente um prémio monetário de 5 mil euros. Podem concorrer todos os docentes e/ou investigadores da U.Porto, desde que tenham um vínculo de emprego público ou laboral à Universidade ou respetivas unidades orgânicas e/ou institutos de investigação.

A avaliação das candidaturas tem em conta fatores como angariação de financiamento para as atividades de investigação científica (35%) e a produção de publicações científicas (65%).

Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica foi instituído em 2018 para afirmar aquele que é um dos grandes pilares estratégicos da missão da Universidade, principal produtora de investigação científica em Portugal.

Nas edições anteriores, foram distinguidos os docentes e investigadores Adelino Leite Moreira (FMUP/UnIC), Helder Maiato (FMUP/i3S), Pedro Camanho (FEUP/INEGI), Vítor Vasconcelos (FCUP/CIIMAR) e Nuno Cardoso Santos (FCUP/IA).

Candidaturas até 31 de janeiro de 2023

submissão das candidaturas deve ser feita de 5 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, para o email [email protected], através do envio do respetivo formulário (bem como os anexos nele solicitados) devidamente preenchido, juntamente com o Curriculum Vitae detalhado do candidato, assim como outros documentos indicados no Regulamento do prémio.

As candidaturas serão posteriormente avaliadas por um júri presidido por Pedro Rodrigues, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação da U.Porto, e que tem como vogais os/as Vice-Reitores/as Maria de Fátima Vieira (Cultura e Museus), Maria Joana de Carvalho (Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto), Pedro Alves Costa (Património Edificado e Sustentabilidade) e Joana Resende (Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico).

O vencedor da 6.ª edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto será anunciado em março de 2023 e proclamado a 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2023 (a confirmar).

Mais informações aqui, ou através dos endereços de e-mail [email protected] e/ou [email protected].