Já se encontram abertas as candidaturas à quinta edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto, iniciativa que tem como objetivo promover e reconhecer o esforço dos docentes e investigadores da instituição nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento para as atividades de investigação científica.

Em jogo na edição deste ano do galardão está novamente um prémio monetário de 5 mil euros. Podem concorrer todos os docentes e/ou investigadores da U.Porto, desde que tenham um vínculo de emprego público ou laboral à Universidade ou respetivas unidades orgânicas e/ou institutos de investigação.

A avaliação das candidaturas tem em conta fatores como a angariação de financiamento para as atividades de investigação científica (35%) e a produção de publicações científicas (65%).

Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da U.Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica foi instituído em 2018 para afirmar aquele que é um dos grandes pilares estratégicos da missão da Universidade, principal produtora de investigação científica em Portugal.

Nas edições anteriores, foram distinguidos os docentes e investigadores Adelino Leite Moreira (FMUP/UnIC), Helder Maiato (FMUP/i3S), Pedro Camanho (FEUP/INEGI) e Vítor Vasconcelos (FCUP/CIIMAR).

Candidaturas até 31 de janeiro de 2022

submissão das candidaturas deve ser feita de 6 de dezembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022, para o email [email protected], através do envio do respetivo formulário (bem como os anexos nele solicitados) devidamente preenchido, juntamente com o Curriculum Vitae detalhado do candidato, assim como outros documentos indicados no Regulamento do prémio.

As candidaturas serão posteriormente avaliadas por um júri presidido por Pedro Rodrigues, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade do Porto, e que tem como vogais Maria de Fátima Vieira (Vice-Reitora para a Cultura e Museus), Fernando Silva (Vice-Reitor para a Universidade Digital, Qualidade e Melhoria Contínua), Pedro Alves Costa (Pró-Reitor para o Património Edificado e Sustentabilidade) e Joana Resende (Pró-Reitora para o Planeamento, Empreendedorismo e Transferência do Conhecimento).

O vencedor da 5.ª edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto será anunciado em março de 2022 e, se o contexto da pandemia o permitir, proclamado a 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2022 (a confirmar).

Mais informações aqui, ou através dos endereços de e-mail [email protected] e/ou [email protected].

(notícia atualizada às 00h00 de 06/12/2021)