A U.Porto esteve muito perto de fazer a “dobradinha” no CNU de Futebol 7 2019. (Foto: DR)

Três títulos coletivos, 17 medalhas individuais, entre as quais seis de ouro. Foi este o balanço de mais uma semana “de ouro” para a Universidade do Porto nos Campeonatos Nacionais Universitário (CNU’s), a competição máxima do desporto universitário em portugal.

Tudo começou a 22 de maio, dia em que a equipa masculina de futebol de 7 da U.Porto se sagrou tricampeã nacional da modalidade. Numa final renhida frente ao Instituto Politécnico da Guarda, a vitória (3-2) surgiu já nos minutos finais do prolongamento, após o empate a uma bola registado no final do tempo regulamentar.

A U.Porto esteve, de resto, muito perto da “dobradinha” neste CNU de Futebol 7. Contudo, a equipa feminina teve de se contentar com a medalha de prata , após ter sido derrotada na final pela Associação Académica de Coimbra.

As celebrações continuaram no dia 24, com a subida de dois estudantes da Universidade o pódio do CNU de Karting, que se realizou no Kartódromo Cabo do Mundo. João Brandão alcançou a medalha de prata (vice-campeão) e Luís Duarte levou para casa o bronze. Participaram ainda os estudantes Ricardo Guedes (4.º classificado), Luís Corte Real (6.º), Jorge Moreira (8.º) e João Abel Santos (17.º).

Mais vitórias viriam no dia 25, em Vila Real, com a conquista do título coletivo e de quatro medalhas individuais no CNU de Karaté. O destaque vai para Luís Silva e Joaquim Mendes, que se sagraram campeões nacionais universitários nas categorias de Kata e -67kg, respetivamente. As outras medalhas foram conquistadas por José Carlos Silva, (prata em -78kg) e Laura Pires (bronze em -55kg).

Equipa da U.Porto que conquistou o título coletivo e de quatro medalhas individuais no CNU de Karaté. (Foto: DR)

A 26 de maio, as atenções viraram-se para a Covilhã, palco do CNU de Kickboxing Low Kick. Mas o desfecho foi semelhante. Novo título coletivo para a U.Porto, abrilhantado pela conquista de seis medalhas, incluindo quatro de ouro pelos estudantes João Pedro Barbosa (-67kg), João Freitas (-71kg), Tomás Nazareth (-75kg) e Diogo Granja Castro (+91kg).

Daniel Chavarria, em -75kg, e Hugo Nogueira, em -81kg, ficaram-se, respetivamente, pelas medalhas de prata e bronze.

A equipa de Kickboxing Low Kick também conquistou o título nacional universitário, juntamente com seis medalhas individuais. (Foto. DR)

No mesmo dia, a Praia de Mira acolheu o CNU de Bodyboard, onde Bernardo Machado surfou para o título de campeão nacional. Na competição feminina, Miriam Caires alcançou a medalha de bronze.

O dia 27 trouxe ao Politécnico no Porto o CNU de Ténis de Mesa, modalidade que a U.Porto vem dominando nos últimos anos. E a história repetiu-se. Os estudantes Rodolfo Pedra e Raquel Andrade sagraram-se campeões nacionais universitários, enquanto Margarida Matos alcançou a medalha de bronze.

Grande dominadora da modalidade em Portugal, a equipa de Ténis de Mesa da U.Porto conquistou três das seis medalhas em competição nos CNU’s deste ano. (Foto: DR)

A única competição em que a U,Porto não logrou qualquer medalha foi o CNU de Escalada Boulder,, que decorreu a 25 de maio, em Carnaxide.  Mérito ainda assim para as prestações de Joana Silva (5.ª classificada), Paulo Soares (10.°), Bruno Magalhães (12.°), Afonso Rocha (15.°), Gabriel Vieira (17.°) e Francisco Costa (19.º).

Na reta final de um mês repleto de vitórias, a U.Porto volta a entrar em ação, ainda em maio, nos CNU’s de Ténis (dias 28, 29 e 30), Bilhar (dia 29) e Badminton (dia 30).