Um arranque “à U.Porto”! Assim se pode descrever a prestação das equipas da Universidade do Porto nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) Concentrados 2021/2022 que decorreram, de 22 a 25 de novembro, na Invicta. Para além de ter conquistado os títulos campeã nacional universitária por equipas de Xadrez e Ténis de Mesa masculino, a U.Porto sagrou-se ainda vice-campeã no Badminton e Ténis de Mesa feminino, tendo ainda arrecadado uma medalha de prata e duas de bronze no CNU de Karting.

O primeiro título surgiu no CNU de Xadrez Semirrápidas por equipas, prova realizada no e-Learning Café do Campo Alegre e na qual a U.Porto deu “xeque-mate” à concorrência , alcançando a medalha de ouro por equipas.

Orientados pelo treinador da U.Porto, Vitorino Dias Ferreira, Ana Raquel Bastos (FMUP), André Sousa, José Veiga, José Santos, Hugo Sousa (FEUP) e Rita Santos (FADEUP), sagraram-se campeões nacionais universitários, impondo-se aos restantes 44 estudantes das 10 equipas participantes.

A segunda equipa da U.Porto, composta por Francisco Parente (FEUP) Marcelo Carreira (FCUP), Wong Wang Ta (FLUP) e Mário Ramalho (FBAUP), alcançou o 5.º lugar da competição.

Os estudantes da U.Porto foram os grande dominadores do CNU de Xadrez Semirrápidas por equipas. (Foto: CDUP-UP)

O segundo título coletivo da semana foi alcançado na prova masculina do CNU de Ténis de Mesa, competição disputada no Estádio Universitário do Porto e que  contou com a participação das equipas de seis instituições de ensino superior.

Os novos campeões nacionais universitários são Jorge Costa (FEUP), José Miguel Magalhães e Pedro Miguel Moreira (FEP). No feminino, Sara Rocha (FCUP), Maria Matos (FEP) e Francisca Sousa (FADEUP), alcançaram o segundo lugar do pódio.

As equipas de Ténis de Mesa da U.Porto são treinadas pelo técnico do CDUP-UP, José Miguel Moreira.

A U.Porto sagrou-se campeã nacional universitária de Ténis de Mesa masculino e vice-campeã no feminino. (Foto: CDUP-UP)

Sem o ouro, mas igualmente histórica, foi a participação da U.Porto no CNU de Badminton, que abriu a semana de competição. Tendo como palco o Estádio Universitário, a U.Porto alcançou pela primeira vez presença a final desta prova, que contou com a participação de dez equipas de seis instituições de ensino superior.

Orientados pelo treinador do CDUP-UP Jorge Azevedo, os novos vice-campeões nacionais universitários são os estudantes atletas: Catarina Martins e António Calheiros (FADEUP), Mariana Neves e Guilherme Ínsua Pereira (FCUP), Mariana Pinto Leite (FMUP) e Pedro Campos (FEUP).

A segunda equipa da Universidade, composta por Ana Cerdeira, Rita Miranda, João Ferreira e Afonso Madaleno (FEUP), Andreia Sousa e Francisco Vieira (FADEUP), quedou-se pelo sétimo lugar.

A semana de competições terminou no Kartódromo do Cabo do Mundo, palco escolhido para receber o CNU de Karting Individual. Na prova feminina, a estudante atleta Anabela Côrte Teles (FCUP), sagrou-se vice-campeã nacional universitária, e Nicole Pinho (FCUP) venceu a medalha de bronze.

Já no setor masculino, Luís Duarte (FEUP) subiu ao terceiro lugar do pódio. Entre os 25 participantes na prova, destaca-se ainda a participação dos também atletas estudantes da U.Porto João Maria Brandão e Diogo Mateus (FEUP) e Nicolas Hille (FEP).

A U.Porto alcançou uma medalha de prata e duas de bronze no CNU de Karting. (Foto: CDUP-UP)

A U.Porto regressa assim às grandes vitórias no desporto nacional universitário. A próxima prova é o Campeonato Nacional Universitário de Natação Piscina Curta, organizado também pela U.Porto no dia 8 de dezembro, na Piscina Nacional da Senhora da Hora.