(notícia atualizada às 13h00 de 15/10/2020)

Depois de uma semana de receção online e de outra em que já ficaram a conhecer os cantos à casa das suas faculdades, os novos estudantes da Universidade do Porto 2020/2021 vão ser recebidos a partir desta segunda-feira, 12 de outubro, na” casa mãe” da Universidade. O pretexto será a habitual entrega dos kits de boas-vindas *, que vai este ano prolongar-se até 23 de outubro, no edifício da Reitoria da U.Porto.

À semelhança dos anos anteriores, e apesar das circunstâncias especiais em que vivemos, os estudantes matriculados pela primeira vez – no presente ano letivo – no primeiro ano dos cursos de todos os ciclos de estudos da U.Porto vão ter assim a oportunidade de receber um “presente”, composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa, uma pulseira que garante o acesso privilegiado a espaços e museus da cidade do Porto e uma semana de utilização gratuita do programa UPFit.

A entrega dos kits decorre, presencialmente, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30, num espaço preparado para o efeito – e com todas as condições de segurança garantidas -, com entrada pela Praça Parada Leitão, em frente ao café “Piolho”.

Para receberem o kit, os estudantes terão de apresentar o respetivo voucher online. Deverão ainda trazer um documento de identificação individual, bem como cumprir todas as regras de segurança recomendadas (incluindo o uso obrigatório de máscara ou outra proteção individual.

* Na sequência do estado de calamidade decretado pelo Governo, a entrega dos kits de boas-vindas encontra-se suspensa. Todos os estudantes que não tiveram oportunidade de levantar o kit de boas-vindas, vão recebê-lo no futuro, mal estejam reunidas as condições para tal.

A universidade preferida

Recorde-se que a Universidade do Porto voltou a liderar este ano a tabela dos cursos com as classificações de entrada mais elevadas da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020/2021, colocando três cursos – Engenharia e Gestão Industrial, Bioengenharia  e Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – no “top 5” da lista.

A U.Porto registou ainda a maior taxa de procura a nível nacional, tendo mesmo colocado mais estudantes (4715) do que as vagas disponíveis (4691) na 1.ª fase do concurso.