A partir de 2026, os estudantes da Universidade do Porto deverão ter ao seu dispor um novo espaço de estudo e de trabalho em pleno centro da cidade. Com uma área de 800 m2 e capacidade para uma centena de utilizadores em simultâneo, aquele que será o terceiro e-learning café da U.Porto ficará instalado sobre a futura estação do Campo Alegre da Linha Rubi do Metro do Porto, projetada pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, antigo professor e atual investigador da Faculdade de Arquitetura (FAUP).

A instalação deste espaço surge no âmbito da negociação que resultou da cedência, pela Universidade, de parte de um terreno sobre o qual será construída a Linha Rubi (H) do Metro do Porto, que vai ligar a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, com passagens pelo Campo Alegre, a Arrábida e as Devesas.

“O objetivo é criar um polo de interligação entre as Faculdades de Letras, Ciências e Arquitetura”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga, durante a sessão de lançamento do concurso público internacional para a construção da Linha Rubi.

Recorde-se que a criação de um “novo espaço de estudo e e-learning sobre a futura estação do Campo Alegre” já tinha sido anunciada pelo Reitor da U.Porto na cerimónia do Dia da Universidade 2023, assinalado no passado dia 22 de março.

Na ocasião, Antonio de Sousa Pereira destacou o cariz “multifuncional” do espaço, o que “contribuirá decisivamente para enriquecer a vivência académica no campus do Campo Alegre”.

Com um custo total previsto de 435 milhões de euros, dos quais 299 milhões serão assegurados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a construção da futura linha Rubi contempla uma nova ponte sobre o rio Douro (entre a zona de Massarelos/Campo Alegre e a Arrábida) e deverá estar finalizada até meados de 2026.

Durante a cerimónia de lançamento do concurso público internacional, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, sublinhou que a linha Rubi e a nova ponte sobre o Douro vão “expandir a cobertura territorial do sistema do metro da Área Metropolitana do Porto, mas, acima de tudo, reduzir os problemas de congestionamento” entre o Porto e Vila Nova de Gaia.

Sobre os e-Learning Cafés

Inaugurado em 2008, no complexo de residências do Pólo Universitário da Asprela, o primeiro e-Learning Café da Universidade do Porto (Asprela) tornou-se rapidamente um local de referência para o estudo, mas também para o convívio da comunidade académica da U.Porto. Um sucesso que é replicado, desde 2015, no e-Learning Café – Botânico, em funcionamento na requalificada Casa Salabert, no Jardim Botânico do Porto.

Nos e-Learning Cafés, os estudantes da U.Porto têm ao seu dispor salas equipadas para o trabalho individual ou em grupo, bem como acesso privilegiado a dezenas de computadores portáteis e a um serviço de internet de alta velocidade, através da rede wireless da Universidade (eduRoam).

Nos momentos de pausa, os utilizadores podem ainda usufruir de amplas áreas de convívio/lazer e de espaços para aquecer refeições ligeiras.