A Universidade do Porto e respetivas faculdades vão marcar presença na 13.ª edição da Qualifica, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que vai decorrer de 1 a 4 de março, na Exponor – Feira Internacional do Porto.

Três anos depois de se ter estreado na maior edição de sempre do evento, a U.Porto de regresso à Qualifica para dar conhecer a vasta oferta educativa da instituição aos mais de 30.000 alunos do ensino secundário de todo o país que são esperados nos quatro dias do certame.

No stand da Universidade – que incluirá por sua vez espaços específicos para cada faculdade -, os visitantes vão poder então obter esclarecimentos sobre a oferta formativa da instituição, bem como participar em atividades interativas propostas pelas várias faculdades representadas.

“Da última vez que participamos, o contacto foi muito positivo para também divulgar a nossa própria Mostra; por outro lado tivemos muitos visitantes de muitas escolas, alguns deles extremamente motivados para seguirem os seus estudos na U.Porto”, projeta Vítor Silva, responsável pela participação da Universidade na Qualifica.

O futuro é a palavra de ordem

Tendo como mote “Create the Future”, a Qualifica 2023 propõe aos participantes – – jovens, professores e familiares –, “uma visita ao futuro” através de uma programação voltada para a exploração de alguns dos cursos e setores de atividade com maior potencial de afirmação nos próximos anos.

“Sabemos que é urgente preparar o mercado de trabalho para estas mudanças e para a requalificação profissional dos seus trabalhadores, mas acreditamos que o primeiro passo desta revolução deve partir do ecossistema escolar. Assim, desenvolvemos uma Feira que cria futuro e que, acima de tudo, responde aos receios e dúvidas dos mais novos”, avança Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor.

Uma das novidades desta edição voltada para o futuro é a Arena “Create the Future”, um espaço  em que diversas empresas vão apresentar produtos e experiências no domínio da realidade virtual. Muito procurado promete igualmente ser o espaço “Create the Future”, com empresas a destacar as profissões do futuro.

Para além da visita aos mais de 140 expositores presentes, o programa da feira oferece ainda momentos de talks, dedicados a professores, orientadores e jovens, com temas que permitem debater as exigências dos próximos anos.

Recorde-se que a Qualifica regressou em 2022, após três anos de interregno causado pela pandemia. Este ano, espera-se que 30 mil pessoas passem pela Exponor “para ficarem a conhecer o futuro do ensino e emprego”.

A 13.ª edição da Qualifica abre ao público de 1 a 4 de março, entre as 10h00 e as 18h00.

A entrada é gratuita para as escolas (mediantes inscrição) e menores de 16 anos. O bilhete de adulto custa 4 euros.