U.Porto, P.Porto e FAP organixam Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3 em 2019.

A U.Porto junta-se ao P.Porto e à FAP para organizar o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3×3 em 2019.

A Universidade do Porto, em parceria com a Federação Académica do Porto (FAP) e o Politécnico do Porto, foi escolhida pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) para organizar o 4.º Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3×3, que se realiza em 2019.

A vitória da candidatura portuense (pelo caminho ficaram as propostas das universidades de Haifa, Israel, e de Koper, Eslovénia) foi anunciada no dia 12 de novembro na reunião da Comissão Executiva da EUSA. Para Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP), trata-se de uma conquista que revela “a força de uma candidatura conjunto entre três instituições que têm vindo a revelar que em conjunto se faz um trabalho eficaz e de excelência”.

“Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, acreditamos que esta organização pode ser mais uma excelente forma de trazer cultura, desporto e animação à cidade, envolvendo os estudantes e toda a população no desporto universitário”, reforça o responsável pelo organismo que tem estado na frente das organizações internacionais de desporto universitário que a cidade do Porto recebe desde 2010.

Com esta escolha, a Universidade do Porto reforça a sua posição no acolhimento de grandes eventos desportivos, área em que já é considerada uma referência internacional a nível organizativo.

Anteriormente, a U.Porto já trouxe para Portugal as organizações do 4.º Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens em 2010, do 9.º Europeu Universitário de Voleibol de Praia, em 2013, do 7.º Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia, em 2014, e do 7.º Campeonato Mundial Universitário de Floorball, em 2016. Segue-se o 12.º Campeonato Europeu Universitário de Futebol, que se realiza em 2017.