A Universidade do Porto conquistou um total de 11 medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Karaté e Natação – Piscina Longa, que se disputaram este fim-de-semana, 30 de abril e 1 de maio, em Faro e em Lisboa, respetivamente.

O CNU de Karaté ficou marcado pelas duas medalhas de Ouro e pela medalha de Bronze conquistadas pela equipa da Universidade, formada por sete estudantes-atletas.

Nesta competição, que decorreu em Faro no dia 30 de abril, a estudante-atleta Telma Silva (FEP) sagrou-se campeã nacional universitária na categoria Kata Feminino, enquanto que Tânia Barros (ICBAS) conseguiu o primeiro lugar nos -55kg.

A medalha de bronze foi conquistada por Beatriz Pinto (ICBAS) na categoria de -50kg.

A equipa de Karaté da U.Porto alcançou três medalhas na competição disputada em Faro. (Foto: CDUP-UP)

Por sua vez, a equipa de Natação da Universidade do Porto de Natação viajou até Lisboa, no domingo, dia 1 de maio, para disputar o CNU de Natação – Piscina Longa. A comitiva, constituída por 20 estudantes-atletas de diferentes faculdades da U.Porto, competiu em 25 provas, nas quais conquistou oito medalhas e quebrou um recorde nacional.

As primeiras medalhas foram alcançadas por Ana Rita Ramos (FLUP) e Catarina Almeida (FFUP), que conseguiram, respetivamente, o primeiro e terceiro lugares na prova de 100M Costas Feminino. De seguida, Maria Castro (FEUP) conquistou uma medalha de prata na categoria 50M Bruços Feminino, ao passo que Catarina Almeida (FFUP) alcançou novamente o bronze, mas na categoria 50M Costas Feminino.

Ana Rita Ramos (FLUP) voltou a brilhar na prova de 200M Livres Feminino, onde somou um recorde nacional a mais uma medalha de ouro. Na mesma prova, Ana Almeida (FEUP) conseguiu o terceiro lugar.

Nas últimas provas do dia, Diogo Nunes (FEUP) alcançou o bronze nos 200M Livres Masculino, assim como João Fernandes, na categoria 50M Mariposa Masculino.

A Universidade esteve representada por 25 estudantes-atletas no CNU de Natação – Piscina Longa. (Foto: CDUP-UP)