Os estágios devem ter uma duração mínima de 60 dias e realizar-se até 31 de maio de 2019. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

São mais de 200 oportunidades de estágios internacionais ao abrigo do programa Erasmus+ e estão disponíveis para os estudantes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudo, e também para recém-diplomados da Universidade do Porto. A experiência internacional pode realizar-se em qualquer instituição, organização ou empresa à escolha do participante, desde que seja dentro da União Europeia e elegível pelo Programa Erasmus+.

De acordo com a Comissão Europeia, os estudantes que participaram neste tipo de programas têm o dobro das oportunidades de emprego um ano após a conclusão do ensino superior. Esta é, por isso, uma oportunidade de desenvolver outras competências, como a língua estrangeira, trabalho em equipa, adaptação a outras culturas, capacidade de resiliência, entre outras. Todos os períodos de mobilidade Erasmus+ têm reconhecimento académico, seja por transferência de créditos, ou no currículo e outros mecanismos.

Cabe ao estudante/candidato identificar uma entidade onde deseje desenvolver um estágio curricular. Este processo deve ser acompanhado pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, para que todos os requisitos sejam cumpridos.

Os estágios devem ter uma duração mínima de 60 dias (aproximadamente três meses) e, para serem abrangidos neste programa, devem realizar-se até 31 de maio de 2019.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de apoio, de acordo com o país de destino. Todos os estudantes com necessidades especiais educativas receberão um complemento de bolsa, para apoiar a experiência internacional. Ao mesmo tempo, os candidatos que beneficiarem de bolsa de apoio de ação social podem conjugar os apoios recebidos.

Para submeter a candidatura, os estudantes devem aceder a área pessoal de estudante, no Sigarra, e clicar na opção “Mobilidade”.

Para mais informações, contactar o Serviço de Relações Internacionais da U.Porto através do e-mail [email protected].