Descobrir o mundo da genética com a ajuda de um dos “clássicos” de Eça de Queiroz, desvendar a ciência por detrás da vacina contra a Covid-19 num peddy paper cientifico, ou cantar os “Parabéns” com vista para o espaço. Estas são algumas das propostas que a Universidade do Porto preparou para assinalar a Semana da Ciência e da Tecnologia 2021, uma iniciativa do Programa Ciência Viva que, ao longo dos próximos dias –  de 22 a 28 de novembro – vai percorrer o país com o objetivo de mostrar e promover a Ciência que se faz em Portugal.

Das 40 ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas pelas faculdades, centros de investigação e outros organismos da U.Porto, começam por destacar-se aquelas que vão assinalar, a 24 de novembro, os 25 anos da criação do Dia Nacional da Cultura Científica. Uma data igualmente especial para o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva, que, nessa noite , vai celebrar o seu 24.º aniversário com Ruído e uma Sessão de Planetário Especial.

De regresso à Terra, e também no dia 24, quarta-feira, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S) convida os mais novos (e não só) para uma viagem pela ciência das vacinas, em formato peddy paper. As propostas incluem ainda a resolução de Exercícios de Matemática à la Carte na Faculdade de Ciências (FCUP), um Café com Ciência “patrocinado” pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP) ou o primeiro de dois (Des)Encontros entre Ciência e Arte a decorrer no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Mas há muito mais para explorar e descobrir nesta “festa” da Ciência e Tecnologia. A começar já esta segunda-feira, 22 de novembro, dia em que a Faculdade de Letras (FLUP) inaugura uma exposição fotográfica feita por mulheres imigrantes. Ainda pela FLUP, o Instituto de Sociologia da U.Porto (IS-UP) propõe um momento de “criação e experimentação coletiva” num improvável “Laboratório de Teatro e Política“. Os interessados podem ainda dar um salto até ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde ao encontro da exposição “Ilustração Científica – da Arte para Ciência”, composta por trabalhos realizados na 1.ª edição do Curso de Especialização em Ilustração Científica da U.Porto.

Já no dia 23, o i3S convida à descoberta dos conceitos de genética e hereditariedade enquanto veste a pele de uma personagem d’Os Maias. No mesmo dia, o CIIMAR dá a receita para “produzir plástico a partir do amido da batata”. Os mais corajosos podem ainda aventurar-se numa sessão de “decomposição muscular” no Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP), sediado na Faculdade Desporto (FADEUP).

Até final da semana, haverá ainda espaço para novo (Des)Encontro entre Ciência e Arte no ICBAS (dia 25), para explorar o mundo dos “Medicamentos” na Faculdade de Farmácia  ou para descobrir novos antibióticos no MicroMundo@UPorto (ambas no dia 26). E porque não começar o fim de semana a aprender a produzir cogumelos comestíveis?

Para quem preferir ficar em casa ou na sala de aula, também não faltarão oportunidades para celebrar a Semana da Ciência e da Tecnologia à distância. Basta “ligar-se”, por exemplo, a uma das várias palestras online – especialmente destinadas a alunos do ensino básico ao ensino secundário – que a FCUP vai promover sobre temas ligados à Astronomia, Física, Geologia ou à Matemática. Já o CIIMAR propõe duas viagens virtuais aos “Oceanos de Plástico” com o objetivo de alertar para a problemática do lixo marinho e dos plásticos nos oceanos.

Todas as atividades promovidas pela U.Porto no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2021 são de participação gratuita, ainda que algumas exijam inscrição prévia.

Mais informações (horários, datas, contactos para inscrições, etc.) aqui.

Semana Ciência e Tecnologia 2021

Lista de atividades da U.Porto (por dia)

22 de novembro 2021

1301. Observatório da Emigração